Salvador terá São João no Parque de Exposições, cujo lançamento aconteceu dia 27. A cobertura fotográfica foi de Fred Pontes.
Meus amigos, não temos dúvidas de que a festa nordestina, a festa que tem a cara do povo do Nordeste e da Bahia, é o São João. E é exatamente por isso que o governador Jerônimo Rodrigues está investindo uma quantia significativa nas festas juninas. Inclusive, no último dia 27, em Salvador, foi lançado oficialmente o São João no Parque de Exposições da capital do estado da Bahia, nossa querida Salvador.
Esta será uma festa que envolverá não apenas o Parque de Exposições, mas também o Centro Histórico, no Pelourinho, com apresentações de quadrilhas, grupos de forró e trios de forró. Assim, mais uma vez, a exemplo do ano passado, o governo do estado estará presente nas festas juninas dos diversos municípios da Bahia, especialmente aqueles que compõem a base do governo estadual.
Sem dúvida alguma, teremos uma economia aquecida e um comércio movimentado. O governador espera que essa presença não seja apenas para festejar, mas para que as cidades recebam o retorno necessário com a presença de visitantes e turistas que prestigiarão as festas nos municípios do interior da Bahia. A verba é significativa, não só para as bandas, mas também para a estrutura.
Em Vitória da Conquista, não sei por quais motivos, o governo não está presente nos festejos da nossa prefeitura e da nossa cidade. A prefeita Sheila Lemos está investindo fortemente nesse evento, anunciando grandes atrações de renome nacional. Por último, confirmou a presença surpresa do cantor Amado Batista, que tem uma relação estreita com a população da zona rural e urbana. Sem dúvida, sua presença marcante definirá Vitória da Conquista como um destino junino e turístico para as festas de São João.
Voltando ao governador, é uma decisão de governo clara de que ele não poupará esforços e não fechará os cofres do estado para investir maciçamente nas festas juninas no interior da Bahia. Dito isso, esperamos que a Bahia recupere o dinheiro investido, através das prefeituras, que certamente atrairão visitantes e movimentarão a economia criativa de cada município do estado.