Agenor Netto: Primeiro brasileiro com esclerose múltipla a realizar uma ultramaratona no Brasil, hoje no Agito Geral!
Já tentamos inúmeras vezes agendar uma entrevista com esse atleta muito especial, figura incrível, a quem podemos chamar, literalmente, de vencedor, e quando menos esperávamos deu tudo certo, e hoje, às 19h, brindarei os nossos ouvintes com uma boa conversa com Agenor Netto, e tenho certeza que será o “ouro”, como é o prêmio máximo de corredor em busca da glória.
Agenor me enviou uma espécie de realese no qual fica evidente que a sua querida companheira é muito importante na sua vida, ela é responsável em dar um “chega pra lá” na Esclerose. Leia na íntegra:
“No final de 2010 fui diagnosticado com Esclerose Múltipla. Perdi todos movimentos do lado esquerdo do corpo, tive dupla visão, paralisia facial, dificuldade na dicção entre outros sintomas. Sem perspectiva de melhora. Porém, sempre acreditei em Deus e com muita determinação, disciplina no tratamento, consegui recuperar. Eu era sedentário e não fazia atividade física. Depois de 4 anos diagnosticado, minha esposa entrou em um grupo de corrida para me estimular.
Começamos caminhando, depois trotando e assim surgiu a primeira corrida de 5km. Deu certo.
Acabei me tornando o primeiro brasileiro com esclerose múltipla a realizar uma ultramaratona no Brasil.
Hoje procuro ajudar outras pessoas, pois o diagnóstico precoce pode ajudar e muito na recuperação dos movimentos.
Também já realizei várias ações sociais com a doença.
Mês passado fui convidado a realizar a maratona de Porto Alegre com mais 4 pacientes com EM.
O nome do projeto é 5 por 50mil. Nós 5 realizamos a maratona e representamos todos os pacientes do Brasil na Maratona. Foi dia 04/06. Detalhe, fiz dia 03/06 os 21km e no dia 04/06 os 42km.
Domingo passado (02/07) realizei a maratona de Campo Grande-MS.
Porém, ainda tenho 2 desafios esse ano:
Realizar a ultramaratona Lamision Brasil em Passa Quatro-MG dia 19/08. Serão 53km com altimetria de aproximadamente quase 3000 metros .
E também pretendo sair de Vitória da Conquista até ilhéus correndo ( 280km).
Cujo objetivo, além de divulgar a doença para que seja descoberta de forma precoce, quero desafiar os baianos: A cada km percorrido conseguir 01 doador de sangue na Bahia. Total de 280 doadores!
Então, eu pensei que um pedido de apoio desses artistas queridos do nosso estado, poderia nos ajudar.
No Google tem algumas reportagens comigo, inclusive da UOL. Essa semana saiu outra matéria no Jornal Estadão de São Paulo.
Meu Instagram: @netto_running