Ela foi construída no último governo do professor José Raimundo, sempre enxerguei naquela obra uma grande entrega para Vitória da Conquista e em especial para os moradores do Bairro Brasil, que é na verdade uma grande cidade, que tem vida própria, é dono de parte considerável do PIB conquistense, só que sempre careceu de equipamentos públicos que correspondesse à importância da zona oeste.

Podemos dizer que temos as feiras cobertas da Feirinha e da Patagônia, mas é muito pouco; veio o Murilão, ficou por muito tempo esquecido e agora recuperado; o Centro Glauber Rocha, sem dúvidas, um excelente equipamento, agora com vida plena; e teve a construção da Lagoa das Bateias, uma brilhante iniciativa do então prefeito Zé Raimundo, a nossa terra, o bairro Brasil sempre mereceu.

Infelizmente, virou um monte de entulhos, uma coisa feia, mas nem todo mal dura para sempre. A lagoa acordou, voltou a ter a vida, está quase sorrindo, já começa a ganhar forma, logo, logo, esperamos, que seja um motivo de visita de turistas, que foi o seu propósito inicial, além de ser o xodó dos moradores dos arredores.

Já está valendo a pena você ir visitar a Lagoa das Bateias e é isso que a Secom recomenda, veja a matéria a seguir:

“Quem passa pelo parque Lagoa das Bateias, principalmente para a prática esportiva, compartilha o sentimento de satisfação com o trabalho de revitalização que a Prefeitura faz no espaço, com a participação de dezenas de servidores, quatro máquinas grandes e várias caçambas, que retiram as taboas da água e fazem a limpeza do local. Até um barco está sendo usado na operação.

Mais de 1.500 toneladas de resíduos e material orgânico (vegetação aquática) já foram retiradas desde o dia 10 de março, quando foi iniciada a primeira etapa do projeto de revitalização do Parque das Bateias. O avanço no trabalho de desassoreamento possibilita o aumento da visibilidade do espelho d’água e o retorno dos animais silvestres que habitam no local.“