FAF27A61-180D-405B-A602-8E2753B14012

A partir do momento que a Câmara puxa pra si a responsabilidade de discutir os graves problemas que afetam a população, as soluções tendem a aparecer mais rápido, a legitimidade dos atos ganham notoriedade e as inciativativas da sociedade civil organizada são contempladas, pois o poder legislativo tem a procuração do povo para agir em seu nome.

Os grandes movimentos sociais, as grandes manifestações do povo, nascem a partir de uma mente inquieta que briga por justiça. A insatisfação avança, atinge outras pessoas, ecoa por toda a cidade, chega aos corredores da Câmara de Vereadores, alcança o gabinete da prefeitura e passa a ser um clamor coletivo. Aí, claro, cada um tem os seus interesses, mas não importa, o objetivo é resolver o problema que vem sendo pauta de discussão desde 1982, como é o caso da Rio Bahia, e que chegou à Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista através de André Cairo, criador do Movimento Contra a Morte Prematura, que de forma isolada, solitária, começou essa luta. À época eu era vereador e acolhi o bravo André com a sua idéia, e que em seguida todos os colegas vereadores abraçaram.

Brigamos naquele instante por passarelas no Centro Industrial dos Imborés; em frente ao Cemitério; em frente ao Posto Tigrão; em frente a então Cambuí, hoje Hyundai, e mais um em frente a Praça Norberto Aurich. O tempo passa, os problemas crescem e hoje a luta é para que a BR-116 seja duplicada, e assim esperamos que aconteça. O movimento ficou GIGANTE, não há força que resista quando a sociedade se une em torno de uma causa justa.

Os vereadores Fernando Jacaré, Hermínio Oliveira, Valdemir Dias e Adinilson Pereira fazem parte da Comissão de Fiscalização de Obras da Via Bahia, já estão debruçados sobre os itens da pauta que será levada à discussão na reunião pública que será realizada no próximo dia 24, na Câmara de Vereadores.

E “assim caminha a humanidade”, tudo tem o começo, meio e fim, o bastão é repassado de mão em mão, uma sucessão de ações que culmina com a vitória de todos.