3746D4F8-0018-4020-B19A-F3BE87C8E28F

Depois de faturar seis medalhas no Mercosul, a conquistense Suzy Ruas seguiu direto de Porto Alegre para São Paulo, onde participou da São Silvestre e trouxe da mais famosa corrida de rua do mundo uma medalha de bronze em nome do estado da Bahia, e em especial em nome de Vitória da Conquista, a sua terra.

Venho acompanhando o dia a dia de Suzy, a sua labuta, toda a sua persistência para cuidar do seu filho, do seu trabalho e de sua carreira de atleta.

Ontem conversei com ela, a sua alegria e emoção foram muito evidentes, o seu orgulho em representar Conquista, as medalhas conseguidas. Perguntei-lhe o significado disso tudo para ela. As suas palavras refletem o seu sentimento:

“Participei da São Silvestre com o intuito de levar um pouco de alegria para o povo baiano, nesse momento tão difícil que estamos passando, devido aos alagamentos e tantas famílias desabrigadas. Tirei forças para concluir essa prova, pois vinha cansada do desafio do Mercosul, onde conquistei 6 medalhas de ouro. Apesar disso, não desisti e fiz a minha melhor São Silvestre”, comemorou Suzy ao receber a classificação, 26ª na geral e 1ª de sua categoria, com o tempo de 1 hora, 5 minutos e 58 segundos. Bem melhor que em 2018, quando ficou em 48ª colocação geral e 1ª na master. A prova possui 15 quilômetros de distância.

“Tive a maior surpresa quando recebi o resultado oficial. Não acreditei! Mesmo saindo no pelotão prêmio, atrás da elite, fui a 8ª na geral dos amadores e, somando todas as elites, nacional e mundial, fui a 26ª colocada. Ainda consegui  a primeira colocação em minha categoria, ou seja, fui a primeira a cruzar a faixa. Subi 22 colocações em comparação com 2018, um grande resultado para minha carreira”, disse a atleta muito emocionada.

Como não poderia deixar de acontecer, logo Suzy se enturmou com os atletas de elite, “causando”, como ela mesma gosta de falar.  “Tive a honra de conhecer vários atletas da elite, como o Daniel Nascimento, o vice-campeão da prova e a noiva dele, com quem eu passei a virada de ano e isso é incrível, extraordinário! Também concedi entrevistas para várias tv’s, sendo uma delas da Itália! Meu Deus, quanta emoção eu passei! É como se eu tivesse ganhado a São Silvestre, porque tudo o que aconteceu comigo, as amizades que eu fiz, não têm preço! Volto para a minha cidade mais forte, firme e com muito aprendizado, para continuar a minha batalha”.

Para 2022 o plano de Suzy é um só: correr ainda mais, subindo mais posições para ficar entre as melhores do mundo. “Não consigo falar o tamanho da minha emoção, da minha alegria nesse momento! Eu só sei que todos só terão orgulho de mim e que o céu é o limite! Nunca é tarde para conseguir realizar nossos sonhos, a palavra tem poder! Gratidão a todos que acreditam em mim”, finalizou a atleta, que já sonha com mais provas internacionais neste ano.

Agradecimentos especiais: Belo estofado, Andrade automóvel, Terceiriza Brasil, Br motos, Tia Sônia Alimentos, Força ka, Águia Branca, Diox, Oficina Malária, R2 Centro de Treinamento, Nutry Lidy.