F0077D55-C3B2-4F0D-A39E-7F6DF1792D3F

Publicamos uma matéria ontem (30) em nosso blog e também noticiamos no programa Agito Geral que os vereadores da bancada de situação, que apoiam a prefeita Sheila Lemos, e mais os parlamentares do PCdoB, Ricardo Babão e Luciano Gomes, disponibilizaram suas Emendas Impositivas para que a gestora do município utilize os 9 milhões de reais, soma total dos 16 edis, para ser empregada no apoio às vítimas que estão desabrigadas em razão da catástrofe que se abateu sobre Conquista, com chuvas torrenciais jamais vistas desde o final dos anos 60.

O que me chamou atenção foi o número de vereadores, cinco vereadores deixaram de fazer parte da totalidade dos edis que fizeram um gesto oportuno e indispensável.

Diante desse quadro procurei os quatro petistas (Viviane Sampaio, Valdemir Dias, Fernando Jacaré e Alexandre Xandó) e o único do PCdoB (Andresson Ribeiro). O quinteto me respondeu que não foram convidados a participar, nem pelos colegas nem pela prefeita, mas garantiram que participarão da iniciativa, pois eles não enxergam nenhuma dificuldade, ao contrário: “o momento é de união, o povo está sofrendo muito”, explicam.

O vereador Xandó faz algumas ressalvas que você verá no seu texto.

As cinco mensagens (respostas) dos vereadores estão em ordem alfabética, a seguir:

Alexandre Xandó: “Olá Massinha. Infelizmente, mesmo em momentos de tragédia, alguns ainda insistem em fazer politicagem, o que só faz com que a classe política continue sendo uma das menos respeitadas no país.

Tomamos conhecimento através da mídia que uma parte dos vereadores destinou suas emendas impositivas para ações em apoio às famílias atingidas pela chuva. Em momento algum, nem eu e nem os demais vereadores do PT fomos convidados pelo Presidente da Câmara ou pela Prefeita para discutir essa demanda. Nos parece que essa foi uma jogada política para tentar reverter o desgaste da aprovação da Taxa do Lixo (em sessão extraordinária durante o recesso parlamentar) e o reajuste do IPTU e outros impostos municipais em 10,96% – e colocar a população contra os vereadores que votaram contra o projeto.

Vale destacar que nos anos anteriores o Prefeito Herzem não cumpriu com as emendas impositivas dos Vereadores (tanto da oposição como da situação), então essa movimentação pode ser inclusive apenas retórica. Vale destacar que nossas emendas foram destinadas para a construção de uma feira no bairro Nova Cidade, a reforma da quadra do Panorama, ampliação do Posto de Saúde do Bruno Bacelar e realização de um evento de Hip Hop (fortalecendo a cultura negra das periferias). Todas essas ações são voltadas pras periferias da cidade, que criaram expectativas com o anuncio das emendas, e para haver uma mudança de destinação, precisamos conversar antes com os destinatários.

O nosso mandato tem envidado esforços para ajudar famílias atingidas pelas chuvas, indo nos bairros identificar casas com rachaduras e em risco. Na próxima semana irei anunciar uma grande doação que estamos conseguindo com o SINDIPETRO – Sindicato dos Petroleiros da Bahia. Esse é o esforço que temos realizado e continuaremos realizando em prol de nossa população!”

Andresson Ribeiro: “Boa tarde!

Não fui comunicado de nenhuma reunião entre o Executivo e Vereadores sobre destinação das emendas impositivas, nem da reunião que teve hoje com o ministro João Roma e o desumano e incompetente Ministro Queiroga!

A Prefeita tem até boa vontade, o município tem recursos; contudo, precisa-se ter iniciativa e foco pra direcionar bem esses dividendos, sobretudo em ações que priorize a vida humana!

Parabéns à Sociedade Civil  que vem cumprindo um extraordinário papel de solidariedade, enquanto a Administração Municipal sequer ainda conseguiu viabilizar casas simples, mas dignas, às famílias desabrigadas, que poderia tá usando o orçamento de emergência da Defesa Civil!”

Fernando Jacaré: “Massa, estamos unidos. Vitória da Conquista e a Bahia vivem um momento de grande dificuldade. O governador Rui Costa, determinado, fazendo esforços em toda Bahia e aqui em Conquista não é diferente. A prefeita fazendo junto com a equipe do governo e nós, enquanto vereadores, estamos sempre à disposição, como sempre estivemos. Agora mesmo visitamos o Corpo de Bombeiros ao lado de Zé Raimundo e Waldenor, fomos esta semana acompanhando outra situação, não medindo esforços pra tudo.

E teve uma reunião aí, a gente não foi convidado, entendo, tudo bem, foi feito, mas o momento é de crise, já conversamos com o nosso líder, inclusive, tendo a necessidade, o governo tendo, pode ter certeza que estará à disposição. O momento é de união, o momento é em prol de Vitória da Conquista, tendo a necessidade, o governo precisando da gente, pode ter certeza, Massa, que nós estaremos juntos, unidos por Vitória da Conquista.

O momento não pode ter cunho partidário, ideológico, o momento é de união, assim como temos feito: discutido Vitória da Conquista com muita responsabilidade.

O momento é esse, precisando da gente o governo municipal pode contar também com as nossas emendas”.

Valdemir Dias: “Não recebemos nenhum convite da Prefeita para tratar sobre disponibilidade de emendas impositivas, soubemos da reunião com os vereadores da Bancada de Situação e mais dois vereadores de nossa bancada por meio das redes sociais.

Esse momento é de unir forças, esquecer questões partidária e ideológicas, as pessoas e famílias que foram atingidas pelas fortes chuvas precisam urgentemente de ajuda, temos feito nossa parte para mitigar o sofrimento das mesma em nosso município.

Obviamente se a Prefeita precisar de nossas emendas elas estarão disponíveis.

Forte abraço.”

Viviane Sampaio: “Boa tarde, Massinha!Primeiro te agradecer por ter nos procurado pra saber o ocorrido.

Não sei até o momento se a iniciativa de destinar o valor das emendas impositivas foi iniciativa da Prefeita ou da Câmara, só sei que nós não fomos contactados nem pela Presidência da Casa e nem pelo Executivo Municipal. Fiquei sabendo da notícia pelas redes sociais.

Entendo que este é um momento de solidariedade e assim tenho me portado.

Também não fui comunicada de nenhuma outra reunião.

E gostaria de informar que essas tais emendas nunca foram cumpridas pelo Executivo Municipal, mas as minhas estão destinadas em quase sua totalidade para a Zona Rural.”