C7242420-D958-4197-9E87-1A75D8BD8200

A prefeita Sheila Lemos instituiu um Comitê de Gerenciamento de Crise envolvendo diversas secretarias, sob a coordenação do secretário do Gabinete Civil, Lucas Dias, que vem atuando de forma ininterrupta socorrendo a população que padece razão das fortes chuvas que caem sobre a cidade.

Vitória da Conquista tem demonstrado ao longo do tempo o seu espírito de solidariedade, não é preciso que se abata sobre a cidade tragédias para que os nossos conterrâneos se manifestem, durante o ano inteiro a população atua com campanhas de doações. É um exemplo para todo o estado, que por sua vez não se omite, em cada município baiano a sua gente se faz presente quando os mais fragilizados precisam de socorro.

Diante da manifestação espontânea dos conquistenses em querer apoiar com ajuda financeira, a prefeitura disponibilizou duas contas para doações de qualquer valor. Todas as informações sobre a abertura das contas e outras providências que estão sendo tomadas pelo Comitê de Geranciamento de Crise estão contidas na nota a seguir:

“Diante do grande número de pessoas que demonstram interesse em fazer doação em dinheiro para a campanha de solidariedade em favor das famílias desabrigadas pelas chuvas prolongadas no município de Vitória da Conquista, a Prefeitura liberou duas contas bancárias para depósito ou transferência de qualquer valor.

De acordo com o secretário Chefe do Gabinete Civil e coordenador do Comitê de Gerenciamento de Crise, Lucas Dias, a Prefeitura está atuando em várias frentes, com uma força-tarefa formada por várias secretarias, utilizando os recursos próprios do Município, mas toda ajuda é bem-vinda, especialmente aquela que pode proporcionar aos moradores ajuda para reduzir o sofrimento e recuperar parte do que perderam.

“Montamos abrigos com estrutura pra receber centenas de pessoas, nas áreas mais atingidas pelas chuvas. Nunca vai ser a mesma coisa da casa das pessoas, mas nesses locais há profissionais da Assistência Social e material que assegura algum conforto, alimentação e segurança”, diz o coordenador e acrescenta que também foram montados pontos de recepção de doações que serão repassadas às famílias.

“As contas foram abertas porque tem muita gente oferendo ajuda financeira e não tinha um canal seguro. Ao fazer o Pix ou a transferências para as contas disponibilizadas pela Prefeitura, a pessoa poderá acompanhar a destinação e a aplicação desse recurso com toda a transparência”

Transparência

O decreto 21.595, publicado em edição extra do Diário Oficial do Município nesta segunda-feira (27), define que a Secretaria Municipal da Transparência e do Controle (SMTC) ficará responsável pela prestação de contas específica, dando publicidade no site oficial da Prefeitura dos gastos realizados nos termos do decreto e da Resolução TCM-BA n° 1.060/2005 e posteriores alterações.

Qualquer pessoa física ou jurídica, nacional ou estrangeira, poderá contribuir, destinando recursos financeiros para atendimento dos danos e consequências sociais causados pelas chuvas excessivas, observados os termos do decreto, mas, em nenhuma hipótese, as doações serão caracterizadas como novação, pagamento ou transação em relação a eventuais débitos do doador, frente à Fazenda Pública Municipal.

BANCO DO BRASIL

Agência  0188-0
C/C: 125.021-3
CNPJ DA PMVC: 14.239.578/0001-00
PIX:  14.239.578/0001-00
PMVC DOAÇÕES

CAIXA ECONÔMICA

Agência 0079
C/C: 71.102-0
CNPJ DA PMVC: 14.239.578/0001-00
PIX:  sefin@pmvc.ba.gov.br
PMVC DOAÇÕES”