5EDFCEE6-3E6A-4CAE-BC53-C9BE84174086

Por toda a cidade de Vitória da Conquista o Natal foi festejado debaixo de chuva, foi muita água que desceu sobre a capital do sudoeste da Bahia, as ruas ficaram tomadas de enxurradas, o transtorno foi geral para aqueles que fizeram planos de deslocamentos interbairros para visitar parentes para comemorarem juntos o nascimento do menino Jesus.

Muitas famílias se prepararam para festejar nos condomínios ao redor das piscinas, enquanto que outras arrumaram mesas e cadeiras nos quintais de casa, nada disso foi possível, expectativas frustradas, o jeito foi acomodar todo mundo no aconchego do lar, entre beijos, abraços e troca de presentes.

Na euforia da festa, os conquistenses  também sentiram com as limitações que muitas famílias passam, seja com escacez de comida e com a fragilidade que suas residências apresentam e por isso mesmo ficam expostas e vulneráveis a violência das chuvas.

A zona rural está coberta de água, se por um lado os agricultores comemoram a fartura, a população sofre com as estradas quase que intransitáveis. Ontem mesmo a prefeitura anunciou que a Secretaria de Agricultura do município e Defesa Civil continuariam de plantão para atender qualquer emergência, na cidade e no campo.

E previsão de chuva continua, deixando todos certos de que esse início de verão será muito diferente.