Coelba

Aperfeiçoando cada vez mais a sua operação, a Neoenergia Coelba adquiriu uma nova subestação móvel. O equipamento chegou à Bahia neste mês e será um importante reforço no sistema elétrico do estado. O novo ativo poderá ser utilizado em atendimentos emergenciais e programados em transformadores de força e subestações, permitindo que os trabalhos sejam realizados sem interrupção no fornecimento de energia.

A subestação móvel será amplamente utilizada em manutenções preventivas e em obras de ampliações nas 354 subestações convencionais da Neoenergia Coelba, garantindo maior qualidade e confiabilidade no fornecimento de energia aos clientes. Além disso, em caso de ocorrências emergenciais em transformadores de força, a subestação móvel poderá ser deslocada até o ponto de falha, permitindo uma redução significativa no tempo de interrupção do fornecimento.

“Estamos sempre em busca da satisfação dos nossos clientes e a aquisição deste equipamento trará maior confiabilidade, capacidade de atendimento e aperfeiçoamento no fornecimento de energia para os consumidores da Neoenergia Coelba”, explica Jader Carneiro, superintendente de Redes e Subestações da Neoenergia.

Estrategicamente posicionada para atender às necessidades de fornecimento de energia elétrica em todo estado, a nova subestação aumenta a robustez operacional na Bahia. O novo ativo poderá ser utilizado, por exemplo, em situações críticas como as provocadas pelas chuvas no sul da Bahia.

Diferente das demais subestações móveis da empresa já em operação, que necessitam de autorizações especiais de trânsito para percorrer pequenas distâncias, o novo ativo foi planejado e executado com dimensões reduzidas para não ter restrições, permitindo maior celeridade no transporte e oferecendo a mesma qualidade operacional.

Além disso, a nova subestação móvel possui tecnologias diferenciadas. O equipamento possui comunicação total com o Centro de Operações Integradas (COI), passando informações sobre as condições operacionais de forma online. Ela também realiza a medição de temperatura com fibra óptica, diminuindo as interferências e aumentando a segurança. O ativo conta, ainda, com um sistema de proteção com tecnologia de ponta.

Sobre a Neoenergia Coelba – A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia, empresa da Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Neoenergia Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).