08F45651-FB30-47F8-957A-9021B807BDD3

Uma das principais escolas da rede pública de educação fincada na Avenida Frei Benjamim, no Bairro Brasil, uma referência para todos nós, para alunos, ex-alunos e professores. Muitos mestres passaram por lá e foram fundamentais na formação de diversos conquistenses que participam do desenvolvimento da nossa cidade.

O Centro Integrado saírá do mapa? Essa é uma preocupação que atormenta professores e alunos do nosso querido CIENB.

Leiam o texto que segue e entendam o que está acontecendo nesse patrimônio educacional de Vitória da Conquista:

CIENB, 50 ANOS DA FUNDAÇÃO À EXTINÇÃO.

Texto: Ivana Lima e Silva e Janicleide Moreno Gonçalves.

O CIENB é celeiro de memória, onde se condensam as várias narrativas construídas por todos e todas que por ali passaram e que ainda passam.

Estimular o exercício da cidadania por parte dos jovens, suscitar neles a consciência da responsabilidade social  sobre a preservação da memória da sua comunidade se faz cada vez mais importante, em tempos de tanto negacionismo e retrocesso, onde em um processo de seleção, muitas memórias são silenciadas.

Assim, em comemoração ao cinquentenário do Centro Integrado de Educação Professor Navarro de Brito, foi realizado no dia de 23 de novembro, no auditório da Instituição, uma roda de conversa, a fim de elaborar um documentário intitulado “Memória Contada”.

Este documentário objetiva registrar falas de alunos e alunas, professores e professoras, bem como ex-alunos e ex- alunas, professores e professoras e alguns profissionais da educação que por ali passaram, deixando sua marca registrada, na história da escola.

Atividades como o “Memória Contada” proporcionam aos envolvidos uma grande aprendizagem, que vai para além da formação e experiências educacionais. Sem dúvidas, ouvir cada relato nos causou profundas reflexões e um grande aprendizado sobre a história da escola. Atividades assim colaboram bastante para o desenvolvimento da aprendizagem histórica, uma vez que podem despertar nos alunos sentimentos de reconhecimento da sua importância, enquanto sujeitos históricos e do seu valor na construção da memória da sua cidade, da sua escola. Isso gera corresponsabilidade com a memória. Além disso, acabam estimulando a memória afetiva desses alunos.

Dando continuidade ao projeto, ainda este ano realizaremos um festival de curtas, produzidos pelos alunos de 3º ano, matutino, em comemoração aos 50 anos da Instituição.

O festival recebe o nome da professora Adriana Pinheiro de Almeida, que iniciou o trabalho de produção de vídeos no CIENB, o projeto “Encinemando”.

 

O Centro Integrado de Educação Navarro de Brito, é um lugar. Pois guarda em si e na memória das pessoas, os acontecimentos, os sentimentos de afeição e pertencimento. Um colégio, que há cinquenta anos, contribui com o processo educacional de Vitória da Conquista. Constitui-se enquanto um patrimônio cultural, de grande relevância.

É certo que o ambiente escolar, é um marco em nossas vidas. Consagra-se enquanto um lugar, no momento em que como afirma Milton Santos:

“…dá o sentido do pertencimento, a identidade biográfica do homem com os elementos do seu espaço vivido.”    

O nosso convidado Pedro Alexandre Massinha, esteve conosco a relembrar da sua passagem pelo CIENB e da sua atuação enquanto estudante. Nos proporcionou reconhecer a tradição educacional, esportiva e artística do nosso colégio. Foram muitos os prêmios esportivos conquistados, além das muitas apresentações teatrais e festejos juninos.

Através da sua narrativa, relembrou da sua atuação como líder estudantil, das gincanas e dos torneios de futebol, por ele organizados e do apoio dos diretores, em especial do diretor: Gileno. Com muito entusiasmo enfatizou sobre os grandes líderes, que organizaram os grêmios estudantis no colégio e na cidade. Em seu pronunciamento lembrou com saudades dos professores, principalmente os da área esportiva, como mestre Sana, Sinvaldo e Ronaldão. Enfatizando que assim como muitos professores e estudantes, realizaram a  sua trajetória no CIENB, hoje são eles, os estudantes da atualidade que são os protagonistas. Válido então vivenciar da forma mais positiva e possível o momento do presente, deixando assim as marcas no ambiente educacional tão aprazível quanto o CIENB.

Ao finalizar, reverencia o CIENB, como o guardião de um sistema educacional público, que ao longo dos anos, dignificou a vida de muitos.

Realização do Projeto Memória Contada:

• Professores organizadores : Enoque Matos, Janicleide Moreno Gonçalves, Ivana Lima e Silva e Davino Nascimento Silva.

• Diretor de fotografia: Professor Francimar Costa de Andrade Júnior

• Professora homenageada: Adriana Pinheiro de Almeida

Equipe gestora:

• Nayara Oliveira Vasconcelos – Diretora Geral

• Maria Consuelo Silva Oliveira  Vice- Diretora

• Fabiana Brito de Oliveira Sampaio Vice -diretora

• Edina Roseci Brito Naedzold   -Coordenadora pedagógica

• Fernando de Souza Peixoto  – Coordenador Pedagógico.

Apoio:

• Adão Silva Coelho  – Funcionário

***Massinha, visitou a sala 27 do CIENB, onde estudou.”