D9C5889C-858F-4427-BCE9-BC89D44F34EA

O suicídio é um mal terrível que ao longo do tempo vem ceifando vidas preciosas. Homens e mulheres, de todas as idades, são vítimas dessa doença que ronda a sua casa, o seu trabalho e quase sempre passa despercebido.

O mês de setembro, início da primavera, mês das flores, contrasta com o olhar perdido de muita gente triste, buscando um motivo pra viver. “Quando entrar setembro e a boa nova…”, como diz Beto Guedes na sua linda canção, é assim que Boulevard enxerga a vida, com muita esperança.

A partir desse sentimento, todo o shopping, desde os investidores, passando pela administração, lojistas e colaboradores, abraçaram a campanha Setembro Amarelo, porque viver é preciso. Vejam o comunicado do marketing do Boulevard Shopping informando tudo sobre o atendimento gratuito para cuidar da saúde mental:

“Boulevard Shopping abraça Campanha Setembro Amarelo

Iniciativa divulga canais de atendimento gratuito para cuidados com a saúde mental

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), no mundo, ocorrem cerca de 800 mil suicídios todos os anos. No Brasil, anualmente, cerca de 12 mil pessoas tiram a própria vida. Na Bahia, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), entre 2010 e 2019, foram contabilizados 5.160 suicídios.

Por isso, até o dia 30 de setembro, o Boulevard Shopping, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promove uma ação para alertar sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, o empreendimento criou um totem interativo, que através de um QRCode, o cliente pode ter acesso aos contatos dos locais de atendimento gratuito em Vitória da Conquista.

“Esta ação é um chamamento para que possamos olhar para dentro de nós mesmos e compreendermos que não precisamos carregar tudo sozinho, podemos pedir apoio, além de olhar ao nosso redor e oferecer ajuda. Por entender a relevância desta campanha para salvar vidas, estamos divulgando os canais de atendimento para que aqueles que precisem possam procurar ajuda e informações a respeito do tema”, comenta João Almeida, Coordenador de Marketing do Boulevard.

Todas as informações sobre a campanha estarão disponíveis no Instagram (@boulevardconquista) e no Facebook (/boulevardconquista) do empreendimento.

Onde obter ajuda

Em Vitória da Conquista, órgãos públicos e faculdades disponibilizam atendimento gratuito, assim como aplicativos e site como o CVV que dão assistência e informação à população. Confira baixo alguns lugares que compõem a rede de apoio:

-Centros de Atenção Psicossocial (CAPS): especializadas em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental;

-Unidade Básica de Saúde (UBS): pode acompanhar casos leves de saúde mental;

-SAMU 192: em casos de urgência e emergência e quando a atitude e comportamentos do paciente representar riscos a si mesmo, ou a outras pessoas;

– UPA 24 horas: atendem casos de urgências e faz encaminhamentos;

-Hospitais Gerais: para casos de urgência e emergência relacionados a crises agudas no Pronto Socorro.

-Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) – Unidade Crescêncio Silveira: recebe pacientes em crises apenas encaminhados pela UPA ou SAMU 192.

-Clínica-escola de unidades de ensino superior (UFBA, UESB, UNINASSAU, UNIFTC e FASA): oferecem atendimentos abertos à toda comunidade. Entre em contato com a clínica para saber como funciona o atendimento.

-Centro de valorização a Vida (CVV): promove ações voluntárias e gratuitas de prevenção ao suicídio e apoio emocional pelo telefone (188), chat (www.cvv.org.br), e-mail ou pessoalmente, nos postos físicos.

-Pode Falar: canal de ajuda em saúde mental para que tem de 13 a 24 anos. Acesso no https://www.podefalar.org.br/;

Aplicativo COMVC: desenvolvido para celulares com sistema Android e iOS, o app, de acesso gratuito, oferece ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento das reações ao estresse e a outros transtornos mentais.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, que chegou ao Brasil em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).