embasa-4s4df

Você sabia que apenas um reservatório do sistema distribuidor de água de Vitória da Conquista é capaz de abastecer 11.500 residências com consumo médio padrão por um dia? E para garantir a manutenção da qualidade da água fornecida na cidade, até o final de setembro a Embasa realizará a higienização de 15 das 21 câmaras de reservatórios que compõem a rede distribuidora do Sistema Integrado de Abastecimento. Deste total, quatro reservatórios são elevados e 17 são reservatórios apoiados com dimensões que variam de 100 até 5.700 metros cúbicos.

O serviço vai retirar películas orgânicas incrustadas nas paredes internas dos reservatórios de concreto que se formam naturalmente. Segundo o gerente do Escritório Local, André Ribeiro, o monitoramento dos parâmetros de qualidade e o trabalho de limpeza preventiva dos reservatórios ocorrem periodicamente. “Este serviço se soma a uma série de outras ações voltadas para garantir a oferta regular de água tratada dentro dos padrões estabelecidos pelo Anexo XX da Portaria de Consolidação nº 5/2017 alterado pela Portaria GM/MS nº 888/2021”, explica.

Nos dias em que houver a interrupção para realização do serviço, é fundamental que os moradores dos bairros atendidos pelo reservatório utilize de forma econômica a água armazenada nos reservatórios domiciliares, evitando usos que possam ser adiados e todas as formas de desperdício. A comunicação dos dias em que ocorrerá a limpeza periódica de reservatório está sendo feita com antecedência nos veículos de comunicação e redes sociais de Vitória da Conquista.

Higienização dos reservatórios domésticos

Conforme a legislação brasileira em vigor, compete às concessionárias do serviço de abastecimento de água entregar o produto no hidrômetro (registro). Após esse ponto, a responsabilidade pela reservação e utilização da água é do usuário. Por isso, os cuidados para manter a água potável livre de microrganismos prejudiciais à saúde devem continuar. É fundamental que o reservatório domiciliar esteja sempre limpo e desinfetado para evitar que a água potável seja contaminada, tornando-a imprópria para o consumo e colocando em risco a saúde dos habitantes do imóvel. A dica é cuidar das instalações hidráulicas internas e realizar a limpeza periódica da caixa d’água a cada seis meses.

“Assim como realizamos a limpeza dos reservatórios do sistema distribuidor, é importante que a população também faça a higienização das caixas d´água dos imóveis residenciais para garantir que a água de qualidade fornecida pela Embasa seja preservada no domicílio”, reforça André Ribeiro.