4B244F89-09EC-4ECB-95CE-0753E6D67705

Não foram poucas as reuniões que aconteceram na tentativa de convencer as autoridades locais que já estava na hora de abrir as portas das escolas de Vitória da Conquista. Ontem a prefeita Sheila Lemos resolveu seguir a orientação dos seus colaboradores da área de saúde e educação, principalmente, e determinou a volta das aulas presenciais nas escolas privadas e na rede pública.

Os pais de alunos foram determinados, foram incansáveis no propósito de dialogar com os secretários Edgard Larry, Ramona Cerqueira, da Educação e Saúde, respectivamente, além do Coordenador do Comitê de Crise, Kairan Rocha. E, por fim, o assunto mais que melindroso foi posto sobre a mesa da prefeita Sheila.

Não é uma decisão bumerangue, não voltará atrás. Pelo que vimos, a decisão foi tomada depois de muitos estudos, e aí cabe a todos nós pedir a Deus que a medida seja acertada.

A Secom expediu uma nota detalhando o conteúdo da resolução assinada pela alcaide do município de Vitória da Conquista:

Aulas semipresenciais nas redes pública e privada de Vitória da Conquista começam dia 12

Após discussões com a sociedade civil, estudos e planejamento das secretarias envolvidas, o Governo Municipal publica, nesta segunda-feira (5), o Decreto nº 21.192 que dispõe sobre a possibilidade de realização de atividades letivas com 50% da capacidade de cada sala de aula, nas unidades de ensino públicas e privadas de Vitória da Conquista, a partir de 12 de julho.

A decisão tem como critério principal a taxa de ocupação hospitalar, que não pode passar de 90%, segundo o coordenador do Comitê de Gestão, Kairan Rocha. “Caso a taxa de ocupação dos leitos de UTI no município fique acima de 90% por sete dias consecutivos, a ocupação máxima cai para 25% da capacidade de cada sala de aula”, explica o coordenador.

O decreto dispõe que as instituições de ensino estarão condicionadas a manter ocupação máxima de 50% (cinquenta por cento) da capacidade de cada sala de aula, mantendo-se o distanciamento mínimo de 1,5 metro por aluno, bem como à realização de frequente higienização dos ambientes (mínimo de quatro vezes ao dia, compreendendo os períodos de recreio e fim de expediente) onde as aulas serão desenvolvidas e dos materiais utilizados pelos alunos, professores e demais profissionais da educação.

Também serão exigidos os mesmos cuidados sanitários exigidos de outros estabelecimentos com atividade presencial, a exemplo de afastamento de carteiras, dispensação e uso de álcool em gel, além de aferição de temperatura corporal de professores, alunos e trabalhadores da escola na entrada e na saída.

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde fará uma inspeção nas instalações das escolas, para emissão de um parecer sobre a viabilidade de funcionamento”.

A retomada das atividades letivas de forma semipresencial entrará em vigor sem prejuízo das medidas de enfrentamento, que continuarão a ser exigidas pela fiscalização sanitária e de Posturas. Foi considerado que a grande maioria dos profissionais ligados à Educação das redes pública e privada em Conquista já foram vacinados.”