WhatsApp Image 2021-04-15 at 09.41.31

Começou ontem no Boulevard Shopping, e se prolongará até o dia 02 de maio, uma exposição da cafeicultora e artista plástica Valéria Vidigal contendo mais de quarenta quadros, todos da autoria da realizadora do evento, que conta com a parceria do Boulevard Shopping.

Uma das bebidas mais consumidas no mundo, perdendo apenas para a água, o café foi o principal produto que impulsionou a economia no planalto de Conquista nos anos 70, e conseguiu ser responsável por milhares de empregos em toda região.

O café é uma bebida nobre, charmosa e gostosa, não se dispensa, o cafezinho tem o seu lugar em qualquer ambiente, a presença certa nas reuniões de negócios, nas residências, nas rodas de conversas e nos encontros elegantes onde celebridades sentam ao redor da mesa. Necessariamente, não precisa ser um lar abastado para essa sagrada bebida fazer parte de uma comemoração, na casinha mais simples de um bairro qualquer ou numa cozinha de uma morada na roça, onde tenha um fogão a lenha, o café será motivo de celebração entre crianças, jovens e adultos.

Sobre o café, com propriedade e conhecimento de causa, Valéria Vidigal, contando com a acolhida e convite do Boulevard Shopping, realiza essa importante exposição que destaca toda a beleza e significado do café para todos nós:

DIA DO CAFÉ É CELEBRADO COM EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA NO BOULEVARD SHOPPING

Parte do dia-a-dia dos brasileiros, mostra faz um passeio pela história do café no Brasil, por meio das obras da artista plástica Valéria Vidigal.

Celebrado mundialmente no dia 14 de abril, o café faz parte do dia-a-dia dos brasileiros, mas em Vitoria da Conquista, uma das quatro regiões produtoras de café da Bahia, a relação é ainda mais especial com o grão. Exportado para diversos países como Estados Unidos, França e Itália, o cultivo tem grande significado econômico para região.

E para comemorar essa data tão significante para a cidade, o Boulevard Shopping abre as portas para uma exposição em parceria com a artista plástica e cafeicultora Valéria Vidigal. Mineira, mas residente em Vitória da Conquista desde 1992, a filha de um pesquisador dedicado ao mundo do café, iniciou sua carreira artística quando ainda era estudante.

1992 foi também o ano em que fundou seu atelier, local onde, até hoje, ministra cursos de pintura em tela, atividade que balanceia com sua função de cafeicultura. Em 2007 idealizou e realizou o encontro Nacional do café.

“A lavoura, o trabalhador rural, a flor, o fruto, o grão, a bebida, os apreciadores do café, são sempre observados por mim”, afirma Valéria. Ela explica que os seus dois amores se misturaram naturalmente, e hoje o café se reflete também através de suas tintas e dos pincéis.  “Amo pintar, a arte é minha vida”, completa.

Já tendo realizado mais de 100 exposições entre elas, nacionais e internacionais, todas com a temática do café, Valéria se diz animada com a possibilidade de expor suas obras no Boulevard, dando a possibilidade de que os visitantes conheçam e entendam um pouco mais dessa bebida tão consumida entre os brasileiros.

“O shopping é um local onde as pessoas vão fazer compras, a lazer, encontrar amigos, tomar um café, e levar essa exposição é uma experiência fantástica”.

Pensando na data, as obras escolhidas representam o café desde a muda, passando por lavouras, frutos, trabalhadores rurais plantando e colhendo o café, o grão torrado até chegar o consumo da bebida.

“As pessoas vão ter oportunidade de ver pintado cenas reais de fazendas e trabalhadores de vários estados brasileiros, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo e Bahia”, afirma a pintora.

Para o Coordenador de Marketing do Boulevard Shopping, João Almeida, a exposição foi uma forma encontrada para, não só honrar os trabalhadores do café, mas também abrir um pouco mais desse mundo para os que também são apreciadores: “Estamos muito animados em receber a arte de Valéria em nosso espaço pois entendemos a importância desse grão para nossa cidade e povo”, afirma.

A exposição “Dia Mundial do Café – Trajetória do café Brasileiro” estará aberta para visitação entre os dias 14 de abril e 02 de maio, na entrada A do Boulevard Shopping, ao lado da loja Centauro. A entrada é gratuita.”