WhatsApp Image 2021-03-23 at 18.08.41

Continua a preocupação das autoridades da área da saúde em Conquista em relação a ocupação dos leitos de UTI e também do risco de não conseguirem medicamentos para pacientes infectados com o coronavírus.

Hoje a secretária de Saúde do nosso município, Ramona Cerqueira, será nossa entrevistada para tratar do assunto.

Procurei os responsáveis por alguns hospitais e veja o que eles disseram:

Abmael Brito, provedor da Santa Casa de Misericórdia: “é preocupante. Teremos reunião hoje para tratar do assunto. Temos estoque para aproximadamente 30 dias”;

Maurilúcio Brandão (IBR): “Em relação as vagas na UTI, ou ocupação, estamos no momento com 60% de ocupação, bem confortável, em raros e rápidos momentos temos chegado a 90%. Em relação as medicações para manter o tratamento aos pacientes entubados, Covid e não Covid, estamos com dificuldade de compras e manter o estoque habitual por desabastecimento geral no mercado brasileiro. Estamos confortáveis até o fim do mês. Esperamos que até lá a situação nacional já tenha sido resolvido. O momento requer mais atenção e estamos evitando receber pacientes internados vindos de outros hospitais. O momento preocupa, mas estamos tranquilos, já passamos por isto e por situações piores”

Geovani Moreno (Hospital de Base): “Infelizmente sim. Tanto a rede pública, como privada, trabalhando com taxas de ocupação periclitantes e com risco altíssimo de colapso;

Vinícius de Brito (HCC): “Com certeza isso pode acontecer sim…. Muitos pacientes internados… superlotação… alto consumo!”