31133_noticia

A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do prefeito municipal Herzem Gusmão Pereira, aos 72 anos. Herzem faleceu na noite desta quinta-feira, 18. Ele foi diagnosticado com Covid-19 em 7 de dezembro. Após ficar internado no Hospital Samur, Herzem foi transferido para o Sírio Libanês, em São Paulo, com complicações pulmonares causadas pela doença.

Herzem Gusmão Pereira nasceu em Vitória da Conquista em 2 de junho de 1948. É filho de Eunildo Gusmão Pereira e Zilda Gusmão Pereira, e casado com a professora Luci Freire Gusmão, com quem tem três filhos.

No decorrer da sua vida profissional, atuou como Gerente da Associação de Poupança e Empréstimo da Bahia (ASPEB), em 1981, e também no Banco Econômico, em 1984, além de ter sido gerente das Lojas Unilar, 1985.

Formou-se em Direito em Montes Claro, em 1985, mas escolheu o jornalismo como profissão, sendo um dos mais importantes nomes do rádio conquistense por mais de quatro décadas. Herzem se especializou em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), e entrou para a política em 2008, quando disputou a primeira eleição a prefeito. Em 2010, disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados, e novamente o cargo de prefeito, em 2012. Em 2014, foi eleito deputado estadual suplente, assumindo o mandato em março de 2015 – onde ficou por 15 meses.

Na Assembleia Legislativa da Bahia, assumiu a vice-liderança da oposição entre março de 2015 e março de 2016, foi vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; titular das comissões: Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e Serviço Público; Direitos Humanos e Segurança Pública; Finanças, Orçamento, Fiscalização e Controle; Especial de Desenvolvimento Regional; Especial Desporto, Paradesporto e Lazer; e suplente da comissão Saúde e Saneamento.

Em 2016, ao lado da então vereadora Irma Lemos, voltou a se candidatar a prefeito de Vitória da Conquista, sendo eleito no segundo turno do pleito para o mandato de 2017-2020.

Em 2020, agora tendo Sheila Lemos como sua candidata a vice, Herzem Gusmão foi reeleito no segundo turno chefe do Poder Executivo Municipal.

Neste momento de dor, o presidente da CMVC, Luís Carlos Dudé (MDB), em nome de toda a Mesa Diretora e demais colegas, presta condolências e se solidariza com os familiares e amigos enlutados pela grande e irreparável perda.