WhatsApp Image 2021-02-17 at 12.10.42

A prefeita em exercício de Vitória da Conquista, Sheila Andrade, mesmo acompanhando o jogo do Vasco x Corinthians e torcendo pelo não rebaixamento da equipe carioca, interrompeu o sofrimento para responder a sociedade conquistense que não acompanhará o governador Rui Costa no seu novo decreto que entrará em vigor a partir de amanhã, segunda-feira, 22/02/21, no qual os bares e restaurantes fecharão suas portas às 18h e a população deverá estar em casa às 20h. Sheila preferiu continuar cumprindo o decreto anterior que começou a ser praticado na última sexta-feira, 19/02/21.

Até a próxima quinta-feira, portanto, os conquistenses continuarão seguindo o decreto em vigor, determinado pelo estado e acompanhado pelo município.

O que levou o governador petista a anunciar o novo decreto é por ter a Bahia alcançado a altíssima taxa de ocupação de leitos, chegou ao número de 80%. É preocupante, sem dúvidas.

A população está se perguntando: “se os hospitais de campanha que foram construídos e desativados estivessem disponíveis, estaríamos chegando a esses números?”. Foi muito dinheiro gasto, teria sido de forma precipitada? Descobriram que esses equipamentos não teriam nenhuma importância? Poderíamos arriscar que faltou planejamento?

Cremos que já estamos passando da hora de tomarmos medidas mais eficazes, com o tempo que as autoridades estão convivendo com o vírus, já é possível evitar medidas que soam a improvisação. O vírus não circula até às 21h? Porque ficou a brecha pra todo mundo aglomerar nos bares, principalmente, sem nenhuma cerimônia.

A medida assumida pelo governador e acompanhada pelos prefeitos foi necessária ao nosso ver, mas valeu a pena? Cabe também uma pergunta dura, dedo em riste: onde está a consciência da sociedade que usa do expediente esperto de desafiar a morte? Onde as autoridades estão equivocadas? Onde eu estou errando? Onde nós estamos sendo irracionais?

Bem, pelo menos nesse instante Sheila e Rui não estarão juntos.