xangai

Hoje terei um entrevistado mais que especial no nosso programa Agito Geral, apresentado de segunda à sexta-feira, às 19h, na Rádio UP! 100.1, que já se tornou companhia dos ouvintes do Sudoeste da Bahia e do Norte de Minas Gerais.

Estou falando do nosso amigo Xangai, figura ímpar da nossa música, personalidade que incorpora o sentimento do povo conquistense, vem de uma família que tem o cheiro da terra que está encravada no Sertão da Ressaca, suas raízes se misturam em cada pedacinho de chão espalhado por cada praça e rua da nossa cidade. Xangai parece com muita coisa que nos representa, desde os babas de rua, jogados com os pés descalços, lembra os roletes de cana e o requeijão com tijolo saboreados no estádio Edvaldo Flores, onde Naldo e Piolho tratavam a “redonda” com o mesmo carinho que uma mãe cuida do filho; ele parece o picolé de coco que era vendido no Bar Lindóia; lembra também das festas de largo que aconteciam no Jardim das Borboletas; Xangai é a cara da Rinha de Galo e do Clube do Canário, onde cantava com o Elomar, seu amigo, irmão e parceiro, a quem ele chama de “o melhor do mundo”!

O nosso estimado e querido Xangai é a cara de uma feira, o nosso conterrâneo é um orgulho para a nossa arte e cultura. Ele faz até chover, no sertão é assim, quando a cigarra canta é prenúncio de chuva.