WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia engenhar construtora PMVC vittasaude HSVP hospital sao vicente santa casa


outubro 2020
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
blog do marcelo

camara de vitoria da conquista

atlanta veiculos

unimed

pinheiro plantas

Lagoa das Bateias: chega doer dentro da gente!

WhatsApp-Image-2020-10-02-at-15.56.33

Segundo o prefeito, “tudo faz crer que o fogo foi deliberado”, ou seja, ele sugere que o fogo que ardeu durante a tarde de ontem ao redor da Lagoa das Bateias foi proposital, criminoso.
O crime contra aquele espaço está presente ali faz muito tempo. Creio que agradou aos nossos olhos por poucos meses desde a sua inauguração.
O lado oeste da cidade merecia uma grande obra, pela sua importância, pela grandeza do seu povo, pela contribuição que sempre deu à cidade.
Nivaldo Araújo, de saudosa memória, prestigiou o Bairro Brasil, ou do Departamento, como muitos gostavam de chamar o outro lado da cidade. Ele edificou na Rua Deraldo Mendes, esquina com a Rio Bahia, o Cine Eldorado, em seguida, na Avenida Itabuna, bem próximo à Feirinha do Bairro Brasil, o Cine Trianon; os padres Capuchinhos edificaram a Igreja Nossa Senhora Fátima. Dois grandes colégios se destacaram naquela região, o Paulo VI e o Centro Integrado, mas faltava a presença do poder público municipal com uma grande obra, conceitual, que valorizasse cada cidadão daquela imensa cidade que é todo aquele complexo de bairros da Zona Oeste.
A Lagoa das Bateias, sem dúvidas, foi gerada a partir de um sentimento de sensibilidade de um governo que enxerga a cidade como um todo. Ficou linda! Fiquei empolgado, ali daria pra se realizar grandes eventos dos mais diversos perfis. Como diz a música de Edigar Mão Branca: “virou bufa e se perdeu!”. Que pena, sumiu, nem o cheiro mais.
Ontem o fogo ardia, doeu dentro da gente, era uma tragédia anunciada, acidentalmente, ou de forma criminosa, o fumaceiro subiu trazendo uma cena triste para todos nós. A vegetação seca favoreceu o que vimos ontem.
Quem são os culpados? Nós todos. Me chamem no privado que eu explico o porquê. Creio que nem precise, você, meu caro leitor, sabe tanto quanto eu.
A Lagoa das Bateias poderia e deveria ser hoje o que são o Dique do Tororó, em Salvador, a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro. Se você preferir, veja duas obras com as mesmas características, duas lindas lagoas, em Itapetinga e em Caculé. Gente, dá gosto de ver!
A Zona Oeste estaria cheia de orgulho com duas grandes obras ali construídas, o Centro Cultural Glauber Rocha, agora com o Planetário Everardo Públio de Castro funcionando, e com a Lagoa das Bateias bem cuidada, “com gente saindo pelo ladrão”.
“Massinha, destinei seis milhões de reais em emendas para revitalizar a Lagoa das Bateias, o dinheiro está disponível, mas isso ali é uma confusão. Por favor, não publique isso não, aguarde um pouco”, quem me confidenciou isso foi um conhecido deputado em abril de 2018. Ligarei para ele logo mais para saber se já posso falar o seu nome e se a “confusão” já foi resolvida.
A culpa é nossa!
“O nosso Corpo de Bombeiros, eficiente como sempre, apagou o fogo. Estamos vigilantes”, comemora e ao mesmo tempo alerta o prefeito.
Aproveitando a água do carro do Corpo de Bombeiros, vou tentar refrescar a sua memória com uma pergunta: você sabe quando foi construída a Lagoa das Bateias?
A ver!

2 respostas para “Lagoa das Bateias: chega doer dentro da gente!”

  • Ediardo Moraes says:

    As denúncias, clamores e audiências públicas pela proteção e revitalização do Parque da Lagoa das Bateias se arrasta desde o final do governo anterior, e o atual que tanto bradou no microfone da Rádio Clube, nada fez nos quatro anos de governo. Na verdade a Lagoa há muito tempo sofre de abandono. É comum ver pessoas retirando toda a vegetação natural, diariamente para alimentar os seus rebanho. Lixo descartado diariamente sem qualquer providência.
    É triste!
    Realmente ali poderia ter sido construído o Centro Cultural Banco do Nordeste.
    Lamentável Vitória da Conquista ter perdido esse equipamento.
    Um triste fim para aquele estuário.

  • Lidice says:

    A Lagoa das Bateias era um projeto grande. A primeira parte era aquela ali, maior e mais concentrada de Pedral Engenheiro. Dra Márcia Pinheiro tirou do Papel, assim como imemorial Regis Pacheco.. primeiro mandato de Zé Raimundo que tinha a melhor secretaria de Conquista

Deixe seu comentário

alessandro tibo


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia