B5D25157-7339-4B0C-8447-949587EC1EA0

Ontem à tarde aconteceu uma reunião extraordinária do Comitê de Crise, convocada apressadamente para discutir a situação do comércio da cidade que foi reaberto no último dia 01 de junho, depois de vários encontros realizados entre os membros indicados pelo governo municipal e dirigentes de entidades que representam organizações empresariais e comerciarias do nosso município.

O número de casos de pessoas que foram confirmadas com o Covid-19 assustou todo mundo, inclusive as autoridades médicas, e o pavor não ficou restrito aos limites da nossa cidade. A preocupação chegou até Salvador e o governador de imediato manifestou a sua posição: “o funcionamento do comércio pode ter causado o avanço do número de infectados”, falou o gestor petista.

“A responsabilidade é do governo estado que vem tratando muito mal a nossa cidade. A suspensão do contrato com um hospital local nos causou essa insegurança, não queiram transferir a responsabilidade para os nossos comerciantes e para a nossa população”, argumenta o prefeito Herzem Gusmão.

Os integrantes do governo e mais as entidades parceiras que compõem o núcleo que decide e elabora o protocolo de reabertura e funcionamento do comércio fala uma só voz, estão fechados com a ideia de que “Conquista é um exemplo, não só para a Bahia, mas para todo o nordeste. Dentre as cidades com população superior a duzentos mil habitantes, somos a que melhor desempenho vem apresentando em termos de números de infectados e de óbitos, somos um exemplo”, garantem os integrantes do grupo.

Hoje a reunião foi motivo de preocupação para muitos comerciantes que temiam que o prefeito voltasse atrás e revogasse os últimos decretos assinados por ele, mas não, nada foi alterado, o comércio continua funcionando, continua de portas abertas.

É bom lembrar a todos que o vírus não foi embora, ele continua nos rondando, daí não podermos facilitar e nem relaxar, todos os cuidados continuam sendo indispensáveis. Usar máscara, higienização corporal e distanciamento físico são itens imprescindíveis para que o Coronavírus se distancie cada vez mais de nós.