5896AC46-ECE2-465C-9635-9CB87E0858AB

“Tio Valério, irmão mais velho de minha mãe. Encilhou o primeiro cavalo que montei em Boa Vista da Tapera, no Município de Encruzilhada – BA. Acabo de saber e emocionado choro não poder tê-lo visto mais vezes, sou seu devedor afetivo. Sei que chegou em Conquista, com nossa origem de tirar leite, engordar leitão, plantar milho, feijão e café, trabalhou duro desde a edificação do Templo da 1a Igreja Batista Bíblica de Vitória da Conquista em 1966, estudou e alcançou o BNB.

Foi Cooperativista e associativista de formação. Em 1994 destinou o prédio de sua loja no centro de Conquista, para o Prof Itamar Aguiar instalar um comitê eleitoral, contra a compra de votos e a corrupção, como candidato a Deputado Estadual em defesa do Socialismo, mesmo divergindo em síntese democrática a nossa tese.

Acompanhei quando se aposentou do Banco do Nordeste e diante das dificuldades econômicas que Conquista enfrentava decidiu se unir aos colegas egressos do Banco e os empreendedores  do Setor de Confecções para criar a CrediConquista, primeira Cooperativa de micro-crédito, complementação de renda e economia solidária de Vitória da Conquista, muita gente superou dificuldades com o seu cabedal de orientação econômica. Lembro quando funcionou a CrediCon no primeiro andar de um prédio alugado, ao lado do prédio da Loja da antiga Casa das Bolsas, na Rua Francisco Santos. Todos achavam que a ideia não daria certo, desacreditavam e o Senhor persistiu, foi quando em 1998 ou 99 a CrediCon arrematou o Prédio da antiga Malharia Catarinense na mesma Rua Francisco Santos, bairro Centro, em Leilão na Câmara de Comércio do Estado da Bahia, – adolescente, fui inclusive de carona com Tio Zé Francisco  na viagem que recebeu as chaves do prédio. Adiante a CrediCon aderiu ao sistema SICOOB e com probidade, disciplina foi crescendo de forma a observar a Cartilha do Banco Central e do Ministério da Fazenda.

Tivemos pensamentos diferentes, mas jamais lhe perdir a consideração afetiva e sobretudo o amor! Tenho Carinho por Tia Mércia, Mela, Lano, Dani e todos os seus netos e netas. Essa perda doeu meu Tio, descanse em paz! De resto tá tudo certo Playboy! Obrigado. O QUE MAIS DÓI É NÃO PODER ESTAR PRESENTE PARA AGRADECER!”