B9FB18E4-349B-40E4-B08F-E755D0E5F7B2

No próximo dia 06 de novembro, a Câmara de Vereadores promove a cerimônia de entrega do Título de Cidadão Conquistense 2019. Na oportunidade, 46 pessoas nascidas em outros municípios e que residem em Vitória da Conquista, serão homenageadas.

Dentre elas o educador e empresário Antonio Landulfo Luz Neto, que nasceu em 03/01/1979, na Chapada Diamantina, na cidade de Jussiape-Ba e apesar de seu pai ter sido comerciante, agricultor e prefeito, assim como seu irmão, não foi o futuro que pretendia para sua vida, muito cedo aos 11 anos mudou-se precocemente para Salvador, onde obteve sua educação básica. Chegou em Vitória da Conquista em 1996, por motivos familiares, onde teve que concluir o segundo grau e se preparar para o vestibular na joia do Sertão baiano. Em 1999 foi aprovado no vestibular e se tornou bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus de Vitória da Conquista, fez MBA em Gestão auditoria e controladoria pela Fundação Getúlio Vargas a título de Especialização lato sensu. No momento cursa mestrado como aluno especial nos programas de educação e ensino a título de Especialização scrictum sensu, um dos motivos que o trouxe à Europa neste momento.

Em 2001, como ainda graduando do curso de Administração, fundou o Instituto Educacional Sêneca, inicialmente voltado para pré-vestibulares e Enem, quando assumiu o papel de gestor educacional e empresarial. Quatro anos depois da fundação, em 2005, chegou o reconhecimento nacional, ocasião em que o Sêneca foi premiado como melhor empresa de educação da Bahia, entre as que concorreram ao prêmio, através da introdução de práticas baseadas nos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, com iniciativas do  Sebrae, do Grupo Gerdau, da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e da Associação Baiana para Gestão Competitiva.

Umas das coisas mais importantes dentro desse trabalho foi a credibilidade que a marca passou a ter diante dos pais da cidade e toda Região Sudoeste. Perceberam que com o trabalho de excelência realizado e pela grande a massiva aprovação, não havia mais necessidade de  enviar seus filhos à capital. Diminuindo custos financeiros e realizando mais sonhos. São mais de 100 aprovados em medicina em públicas todos os anos e mais de 400 aprovações nos demais cursos. E a marca Sêneca incentiva sempre a universidade pública, porque além de gratuita, possuem as melhores notas no Enad. Isto modificou o comportamento da cidade e da região. Grande motivo de orgulho da família Sêneca. Motivo de grande orgulho nosso também são nossos concursos de bolsas, que além de pegar todas as classes, temos concursos específicos para quilombolas, indígenas e alunos de baixa renda. Isso muda vidas.

Desde então, assumiu também o papel de estudar temas pedagógicos que pudessem lastrear sua participação em debates sobre educação, cultura e arte dentro do cargo que ocupava. Mas foi exatamente buscando aprofundar-se nos estudos e fazendo MBA em Gestão Financeira que descobriu que era um educador empresário e não um empresário educador. Depois de muitas leituras, congressos e organizações de eventos voltados para a formação de professores ao longo desses anos, em 2017, assumiu a função de diretor pedagógico institucional e, ainda, com a fundação do Colégio Sêneca, de diretor escolar.

Diante disso, esta em Lisboa com o intuito de elaborar e desenvolver um projeto de pesquisa sobre estudo comparativo da gestão escolar e práticas pedagógicas entre a Escola Básica da Ponte em Portugal e uma escola brasileira. Assim como Rubem Alves sonhou sem imaginar que pudesse existir aquela escola, pensa que antes de conhecê-la, já gestava e havia muito de sua prática no Projeto Escola que hoje desenvolve. Espera que seja um trabalho com sugestivo de aplicabilidade, inclusive, na gestão das políticas públicas.

Atualmente o grupo em que é sócio e diretor tem mais de 100 empregos diretos e muitos indiretos.

A iniciativa é do mandato do vereador Valdemir Dias  (PT).