José Maria Caires (Foto: Blog do Marcelo)

José Maria Caires (Foto: Blog do Marcelo)

Os políticos são os responsáveis pela execução das obras depois que os munícipes identificam as suas necessidades mais urgentes. O povo é quem sabe onde sente a sua dor, por isso ele geme alto e chega aos ouvidos das autoridades que tentam absorver, filtrar e, em seguida, corresponder e materializar os desejos da massa sofrida.

A nossa cidade já conviveu com grandes momentos de lutas em que a sociedade protagonizou grandes vitórias. Foi assim com a construção do Ginásio de Esportes Raul Ferraz, com a transformação do carnaval para micareta, o Anel Viário, dentre outros. O mais recente movimento que consegue chegar ao final de forma vitoriosa e que contou com a mobilização da população foi a construção do aeroporto Glauber Rocha.Finalmente será entregue a nossa grande obra, dia 23 de julho estarão no mesmo palanque o presidente Jair Bolsonaro, o governador Rui Costa e o prefeito Herzem Gusmão descerrando a placa de inauguração. “Etapa vencida, agora é só comemorar, vamos partir pra outra”, diz o empresário que deixa escapar um sorriso de satisfação.

Já está em curso o movimento para a vinda do gás natural, que é uma bandeira também desfraldada pelo titular do movimento Conquista Pode Voar Mais Alto, que já teve até protocolo assinado pelo prefeito Herzem Gusmão e o presidente da Bahiagás, Luís Gavazza. Aliás, não só os empresários, a indústria, a rede hoteleira, os hospitais, a cidade em uníssono, inclusive os taxistas, eles reiterados vezes nos abordam: “vai sair quando, Massinha, esse negócio do gás? Ouvi Zé Maria no seu programa falando sobre isso. Pra gente será bom demais”.

A nova empreitada de Zé Maria Caires é conclamar a cidade e dizer para a Via Bahia que é inadiável a duplicação da Rio Bahia. “Esta campanha deve ser abraçada por todos, é um movimento que não terá ninguém contra. O que não podemos é ficar parados. Esse trecho que liga Jequié à Cândido Sales é o nosso quintal, é a frente da nossa casa. Ou a  gente se mobiliza ou não acontece nada. Já passou da hora da duplicação”, explica o ex-prefeito de Dom Basílio. A primeira etapa já começou, nomes de autoridades, empresários, cidadãos comuns, estão sendo convidados a gravar chamadas para veicular nas emissoras de rádios cobrando da Via Bahia o cumprimento do contrato assinado com o governo. Sinceramente, não sei qual instância. “E agora, José?”