Auditório

A sociedade civil atendeu ao convite da Prefeitura de Vitória da Conquista e lotou o auditório da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para o lançamento do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), realizada nessa terça-feira (19).

Na oportunidade, o prefeito Herzem Gusmão, membros do governo municipal, vereadores, organizações civis e estudantes ouviram sobre a importância do planejamento territorial, em palestra ministrada pelo professor cátedra da Unesco, Carlos Betancourth e, sobre a situação das cidades médias, a palestra foi proferida pela professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Ana Emília Ferraz.

Professor cátedra da Unesco, Carlos Betancourth

Professor cátedra da Unesco, Carlos Betancourth

A promoção de espaços públicos de qualidade, acessíveis e próximos aos locais de moradia; habitações de interesse social e equipamentos comunitários; mobilidade urbana e acessibilidade, além de saneamento básico; sustentabilidade econômica e recuperação ambiental; são alguns dos desafios para elaboração do novo plano diretor que deve ser finalizado no segundo semestre de 2019.

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Ana Emília Ferraz.

Professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Ana Emília Ferraz.

“Estamos dando divulgação a uma etapa importante do PDDU, que faz parte de um conjunto de trabalhos que integram as atividades até 2040. A sociedade civil se fez presente com muita força, o que demostra o interesse da população de Vitória da Conquista pelo tema, dando destaque ao fato que a Prefeitura, na pessoa do próprio prefeito, motivou o interesse participativo da sociedade para estabelecer diretrizes importantes do desenvolvimento urbano”, declarou Raymundo José Garrido, que faz parte da coordenação geral da Fundação Escola Politécnica (FEP/Ufba), entidade responsável pela elaboração do PDDU.

Raymundo José Garrido da equipe de coordenação geral da Fundação Escola Politécnica

Raymundo José Garrido da equipe de coordenação geral da Fundação Escola Politécnica

Durante o evento que se estendeu até às 14h, a equipe da FEP ainda explanou sobre a visão geral do Plano Vitória da Conquista 2040, que além do PDDU, trata do Plano Diretor do Distrito Aeroportuário (PDAP) e da criação da Agência Reguladora Municipal(Agervic); a abordagem metodológica do PDDU; a metodologia e a aplicação do controle social no plano; e sobre o Plano Urbanístico do Distrito Aeroportuário.

Presidente do Núcleo Sudoeste do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Isar Machiello

Presidente do Núcleo Sudoeste do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Isar Machiello

Representando mais de 200 arquitetos e urbanistas da cidade, o presidente do Núcleo Sudoeste do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Isar Machiello, falou do desejo de colaborar com o desenvolvimento de Conquista: “É nosso total interesse fazer parte desse grupo que vai reformular o PDDU. Temos muito a contribuir para o desenvolvimento da cidade e, como representante dos arquitetos e urbanistas, já nos colocamos à disposição da Prefeitura”.

Estudante Lázaro Fernandes

Estudante Lázaro Fernandes

O estudante Lázaro Fernandes é coordenador geral do Crea Júnior, órgão que representa os discentes das engenharias em Vitória da Conquista. Para ele, é salutar acompanhar o lançamento: “É de extrema importância para nós futuros engenheiros estar por dentro das atualizações e, como representante, estarmos passando para nossos colegas o que foi discutido e como vai prosseguir o desenvolvimento do novo plano diretor de Vitória da Conquista”.

Após os debates, grupos de trabalho formados por representantes da sociedade civil presentes no lançamento foram implantados. No site da Prefeitura, um questionário já está disponível para que a população também ajude na construção do plano.