D12DDFCD-6BE4-4EFF-973B-902409DE2A89

Toda a celeuma criada em torno do anúncio proferido pelo predidente da Coopmac, Jaymiltinho Gusmão, que não realizará a Expoconquista 2019 nos trouxe uma série de curiosidades que com certeza fará toda a cidade refletir sobre o que significa projetar e executar o evento com a grandeza que acontece todos os anos.

“Eu não posso submeter a nossa entidade a um risco tamanho. Eu sou apenas um dirigente, sou também um sócio, a Coopmac é uma empresa”, me dizia  Jaymiltinho Gusmão antes de embarcar para Salvador ainda na expectativa de resolver as pendências que ficaram da última festa agropecuária realizada no Parque de Exposições. “A festa nos deu um lucro de 60 mil reais, mas poderíamos ter perdido 500 mil. Vale a pena correr esse risco? Se é para fazer a festa do tamanho que a cidade quer, precisamos de ajuda, só não podemos assumir sozinhos”, disse o presidente que já foi sinalizado pelo prefeito Herzem que pretende viabilizar a realização da feira.

“Você sabe quanto custa a realização da nossa Exposição?” A pergunta partiu do diretor Executivo da Coopmac, Isaac Figueira, hoje pela manhã quando fui ao Parque saber do armazenamento de café que já superou a expectativa de toda a diretoria. “A nossa responsabilidade é muito grande, a nossa entidade é responsável por uma parcela muito alta do IPTU que é pago todos os anos à prefeitura. Não estamos queixosos, estamos cumprindo a nossa obrigação. Pergunte ao presidente o resultado financeiro do evento. São quase 60 mil de segurança, as taxas necessárias e obrigatórias com o Corpo de Bombeiros. Só com a Coelba o que pagamos é mais da metade que cumprimos com a segurança”, disse o diretor que também lamenta por não poder assumir os valores da festa.

O total arrecadado com patrocínios, comissões dos animais comercializados, venda de stands e bilheteria chegou ao montante de aproximadamente 950 mil reais, as despesas gerais chegam próximo a 900 mil, o que torna o negócio um alto risco para os associados. As informações destes números chegaram ao meu conhenhecimento através de um sócio que recebe a planilha em assembleia realizada com as presenças de diretores e filiados.

As últimas notícias é que a cidade faz coro e pede a realização da nossa maior festa e que nunca deixou de acontecer a mais de meio século initerruptamente.