FBB08DF3-0FB3-4529-B994-6DEFEC995276

Nesta foto está o prefeito Herzem, o presidente Michel Temer, o ex-governador Nilo Coelho e o deputado federal Arthur Maia.

O prefeito Herzem Gusmão participou da abertura do Forum de Negócios realizado na última terça-feira pelo Movimento Pro Conquistas, evento que levou os principais segmentos empresariais e produtivos de Vitória da Conquista ao Boulevard Shopping, local do encontro. O prefeito saudou os organizadores do Forum classificando-os como “aqui está o nosso PIB reunido, responsável por muitos empregos e pelo desenvolvimento da cidade”.

A presença do gestor foi meteórica, justificou a rápida presença já que seguiria acompanhado do chefe do Gabinete Civil, Marcos Ferreira, e se juntariam aos colegas da administração José Antonio, Matheus e Diego Gomes, para juntos voarem para Brasília onde o prefeito cumpriria uma importante agenda administrativa. Compunha também a delegação o ex-governador Nilo Coelho, e o time ficaria completo com o deputado Artur Maia que já os aguardavam na capital federal.

Ontem o prefeito me disse ao telefone: “o Nilo Coelho tem muito prestígio aqui em Brasilia, as portas se abrem para ele”, afirmou o gestor. No aeroporto em Belo Horizonte, antes de pousar na capital federal, o prefeito já havia tomado conhecimento da entrevista que o presidente Jaymiltinho Gusmão me concedera às 19h no programa Agito Geral dando ciência para a população conquistense de que a Expoconquista 2019 estava cancelada. “Vou à Brasilia para demandas importantes, mas essa notícia nos preocupa. A Expocição é uma festa tradicional, a prefeitura é uma parceira histórica e não nos furtaremos em continuar contribuindo com o sucesso desse evento”.

Amanhã acontecerá uma reunião convocada pelo prefeito quando estarão juntos o Executivo, a diretoria da Coopmac, o Conselho Consultivo e o Movimento Pro Conquistas. Todos buscarão uma saída para que o evento seja realizado ainda no primeiro semestre, como sempre foi tradicionalmente.

A grande missão do prefeito em Brasilia é buscar junto ao presidente Temer a construção da Barragem do Rio Pardo, o que, segundo os entendidos, resolverá o problema hídrico da mais importante cidade do interior da Bahia e uma das referências do nordeste. Vitória da Conquista tem vocação para o desenvolvimento, grandes homens acreditaram no potencial da terra de tantos filhos ilustres e vieram somar esforços e tornaram a antiga Vila da Conquista num oásis cobiçado por muita gente. O nosso povo, o nosso clima, a nossa posição geográfica, tem despertado o interesse de grandes empresários que querem instalar suas industrias aqui. Nada disso será possível, mesmo com a chegada do novo aeroporto, enquanto o Brasil não souber que o nosso problema hídrico foi resolvido, os grandes grupos econômicos apenas sobrevoam a Serra do Piripiri e retornam às suas origens. Inteligentemente, o prefeito, mesmo ao apagar das luzes do governo Temer, foi buscar a resolução dessa demanda e marcará um importante ponto caso consiga materializar esse pleito que é da comunidade conquistense e da região sudoeste.