5FCEDE82-12E8-4C23-9B03-2EA718784E53

Na manhã de hoje o SIMMP, representação dos professores do município de Vitória da Conquista, recebeu em sua sede os vereadores Coriolano Moraes, Valdemir Dias, Jorge Bezerra, Nildma Ribeiro e Danilo Kiribamba. O convite partiu do sindicato e foi dirigido aos 21 representantes do povo, mas apenas os cinco acima citados compareceram.

A reunião serviu para os edis acompanharem com detalhes as reivindicações dos professores e também,  segundo eles, para dar ciência de que foi interrompido o diálogo entre a prefeitura e a categoria. “Tentamos de todas as maneiras dialogar com a administração, a gente vem há muito tempo tentando um acordo, mas a proposta apresentada pelo prefeito através do secretário de Administração ficou longe do que necessitamos”, disse a presidente Ana Cristina em entrevista ao nosso programa Agito Geral na noite de ontem, acompanhada do vice-presidente, Divino do Nascimento.

“Os professores sabem que não temos como atendê-los no que pedem. Embora mereçam, a Lei de Responsabilidade Fiscal nos impede de fazê-lo. O prefeito Herzem Gusmão, mesmo se quisesse, não pode ultrapassar os limites da lei. Nem ele, nem nenhum gestor, sob pena de responder nas barras da justiça. A nossa arrecadação caiu, como do resto do país”. Perguntei-lhe ainda se o diálogo está encerrado ou se existe possibilidade de mais conversas: “claro! Estamos sempre abertos ao diálogo”, disse Jonas Sala também em entrevista ao nosso programa, na noite anterior à visita dos professores.