7270ED33-0280-4F8D-A169-2C38A685696C

Dentro de instantes, na sede de Polícia Militar dois amigos muito próximos, de longo tempo de relacionamento, sempre com os mesmos ideais, companheiros de farda da centenária Polícia Militar do estado da Bahia, trocarão apertos de mãos. O Coronel Inácio Lira fará a transmissão de comando para o Coronel Ivanildo Silva.

O jornalista Giorlando Lima em seu blog expõe uma matéria completa sobre o acontecimento e que você lê a seguir:

Depois de três passagens por instituições da Polícia Militar em Vitória da Conquista, a primeira como comandante do IX Batalhão, depois como diretor do Colégio Militar e, por último, à frente do Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPRS), onde se aposentou depois de 38 anos de serviços prestados à PM e à sociedade, o coronel Inácio Paz Lira Junior transmite, oficialmente, nesta terça-feira (10), o cargo ao também coronel Ivanildo da Silva cuja nomeação para o CPRS foi feita pelo governador Rui Costa, no último dia 12 de junho.

B5D58ED0-70B5-4DF3-BCC3-0A7AE245739D

O coronel Ivanildo substitui um dos oficiais mais preparados da Polícia Militar da Bahia, responsável pela implantação de mudanças importantes na forma de atuação da PM na região. O coronel Lira júnior é bacharel em Administração de Empresas, pela Universidade Católica do Salvador; bacharel em Direito, pela Universidade Católica de Salvador e bacharel em Educação Física, pela Escola de Educação Física da Polícia Militar de São Paulo, com Pós-Graduação – Especialização em Segurança Pública, PMBA/UNEB, 2008 e Curso de Especialização na Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra.

Além de Vitória da Conquista e Guanambi, onde nasceu, em 2 de maio de 1961, em sua carreira o coronel Inácio Lira Paz Júnior atuou em Salvador, Ipiaú, Itapetinga, Macaúbas, Itabuna, Juazeiro, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães.

O NOVO COMANDANTE

Nascido em Irecê, em 12 de setembro de 1964, o Coronel Ivanildo da Silva chegou a Vitória da Conquista em 1972, aos oito anos de idade. Em 1986, foi recebido no Nono Batalhão como Aspirante a Oficial. Aqui, atuou a maior parte do tempo e construiu a sua sólida carreira na Polícia Militar, tendo também atuado na capital do estado e em municípios do sul e extremo-sul da Bahia, a exemplo de Itabuna, Camacã, Eunápolis e Nova Viçosa. Ivanildo foi promovido a Coronel em maio deste ano e três semanas depois foi nomeado pelo governador Rui Costa para responder pelo Comando de Policiamento Regional Sudoeste, em substituição ao Coronel Inácio Lira Paz Júnior, que passou à reserva, depois de mais de três anos à frente do CPR Sudoeste.

Em Vitória da Conquista, o novo comandante do CPR Sudoeste já comandou a CAESG, foi diretor do Colégio Militar e comandante do Nono Batalhão, entre outras funções exercidas.”