BD64A6B3-ACB1-4FCA-9DEE-EE26E6D8F3CCL0001--IMG_5692.PNG
O Festival de Inverno veio para preencher uma lacuna, segundo os idealizadores, que a música de qualidade (MPB e pop) não ocupavam na cidade, mesmo com grandes shows realizados pelos produtores locais como Caetano, Titãs, Cidade Negra, Fagner, Djavan, Gilberto Gil, Elomar, Elba Ramalho, RPM, Paralamas, dentre outros. Mas o foco da TV Sudoeste era um grande evento, com densidade como era a Miconquista, com visibilidade nacional, sendo, no entendo, um produto da empresa e que lhe desse retorno financeiro. Criou-se então o Festival de Inverno, que veio a ser o principal evento do gênero do Nordeste. Fiel ao propósito inicial, as atrações sempre foram do segmento pop, rock e MPB. A festa atrai gente de toda parte do país. Os visitantes chegam à nossa cidade para ver as atrações e acabam se apaixonando pelo clima, pela gastronomia e pelo o povo. É um evento benéfico para cidade, por mais que seja o maior concorrente dos produtores locais.
A cada edição o evento de supera. Em algumas oportunidades a afiliada da Rede Bahia e da Rede Globo, através da organização, passava a idéia de que o evento só “empatava, é muito trabalho para pouco resultado”, diziam. Grandes patrocinadores do cenário nacional sempre assinaram as cotas masters, o próprio governo do estado, embora adversário do grupo que detém a concessão da TV e realiza o evento, sempre estampou a sua marca como principal apoiador. A festa ganhou dimensão nacional, o público cada vez mais exigente e plural, passou a opinar na grade.
Sim, mas como sair do objetivo principal? “Não dá pra perder o foco, o segmento é esse, axé não”, explicavam os organizadores. Mas não tem como resistir. Primeiro foi Carlinhos Brown, Saulo, Asa, Claudinha e depois ela, a grande musa do axé, Ivete Sangalo. Em 2015, uma sexta-feira, o Festival conseguiu reunir o maior público da sua história. Naquela noite Ivete subiu ao palco e transformou o Parque de Exposição numa verdadeira micareta. E eis que o público pediu e Ivete retorna mais uma vez na abertura do evento. Sexta-feira tem a rainha do axé cantando para uma multidão de fãs incondicionais.
Ivete, sem dúvidas, é a campeã de bilheteria de uma festa que tem nomes espetaculares como Caetano, Anitta, O Rappa, Jota Quest, Mateus e Kauan. Será uma festa digna da sua presença e da sua alegria. Tem de tudo!