18011040_1385656698147820_4244298870274031030_n

Assim como muitos estudantes do Sudoeste da Bahia, o professor Leandro, natural de Brumado, veio para Conquista em busca de seu futuro. E ele escolheu a FTC para ajudá-lo nisso. Ex-aluno de Educação Física, hoje ele é doutorando na USP (Universidade de São Paulo), onde entrou após uma concorrida seleção com os melhore estudantes do Brasil e começou recentemente a dar aula na Pós Graduação, onde leciona Fisiologia do Exercício. “É preciso sempre procurar mudar o discurso. O profissional não pode ficar estagnado num argumento só. A cada dia tem informações diferentes. Nunca devemos nos contentar, nos acomodarmos em nossa zona de conforto”, comentou o professor Leandro Silva.

***
Meu nome é Leandro Silva, sou natural de Brumado e venho aqui compartilhar um pouco da minha história com vocês. Comecei este ano a lecionar na Pós Graduação da FTC Conquista, na disciplina Fisiologia do Exercício. Estou gostando muito, sobretudo pelo desempenho dos alunos, o que me motiva a me dar o melhor.
É uma grande satisfação para mim retornar à FTC Conquista como professor. Foi aqui que tudo começou, em 2005, quando ingressei na primeira turma de Educação Física, aos 21 anos.
As áreas de intervenção do curso foi o que mais me atraiu a estudar, já que eu vinha de uma prática esportiva, sempre amei Educação Física.
No segundo semestre do curso, me interessei pela área de cardiologia do exercício, e desde essa época comecei a buscar centros de formação nesta área.
Foi quando vi que o centro que mais conceituado no país era o da USP (Universidade de São Paulo). Coloquei como meta da minha vida estudar neste centro.
Quando me graduei em julho de 2010 não pensei duas vezes em largar os três empregos que tinha aqui em Conquista para fazer um estágio de seis meses na área de reabilitação cardíaca do Incor (Instituto do Coração), que é ligado à USP.
E durante o estágio me preparei para fazer um concurso da USP também. Concorri com estudantes de universidades públicas e cheguei a achar que por eu vir de uma faculdade privada haveria um grau de diferença no nível de formação, mas foi um engano.

Eram oito vagas, passei em segundo lugar!

O que considero como referencial para poder concorrer com outros alunos era justamente o incentivo que tive de professores na graduação, de que poderia dar certo.
E o professor Sérgio Magalhães, diretor da Unidade e professor do curso de Educação Física e da pós, é uma pessoa que me ajudou muito, com sua análise crítica de uma boa formação profissional.
Levei as palavras dele em consideração e colocando em prática. O professor Sérgio tem um senso crítico-pedagógico muito importante que me ajudou muito.
Tento incorporar estes ensinamentos da melhor forma e passar isto para os meus alunos, falar da importância de se buscar oportunidades e tentar alçar vôos maiores.
É preciso sempre procurar mudar o discurso. O profissional não pode ficar estagnado num argumento só. A cada dia tem informações diferentes. Nunca devemos nos contentar, nos acomodarmos em nossa zona de conforto.
Atualmente, estou no segundo ano do doutorado. Desde o ano passado, comecei a dar aula de pós-graduação, a fazer palestras e a ministrar cursos.
Para mim, é uma satisfação imensurável poder retornar para esta instituição, onde fiz a minha base de formação. Espero poder atender a todos da melhor forma possível.