IMG_3187

De janeiro a abril de 2017, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio de sua Coordenação de Trânsito, constatou que a infração de trânsito mais comum entre os condutores da cidade continua sendo o ato de manusear, utilizar ou segurar o aparelho celular enquanto dirigem.

Nesse período, foram registradas 2.712 infrações por esse motivo, o que corresponde a 22,79% de todas as autuações feitas no primeiro quadrimestre do ano. Trata-se de uma infração considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que prevê a aplicação de multa no valor de R$ 293.

Na segunda colocação entre as principais infrações, com 2.159 registros – ou 20,37% do total –, aparece a não utilização do cinto de segurança. Para essa infração, considerada grave, o CTB estabelece multa de R$ 195,23.

Conscientização – Além da parte de fiscalização e autuação, o município também tem se empenhado numa atividade preventiva de educação para o trânsito. Atualmente, a Administração Municipal, em parceria com a iniciativa privada, desenvolve o Maio Amarelo, cuja programação começa na quinta-feira, 11, e se estende até o final do mês.