5c1a0f4d-ccef-4eb5-a33a-2f02d8c1c6c4

Foto: Divulgação

Por Blog do Massinha

A cachaça é uma bebida que caiu no gosto e na graça do povo brasileiro. O líquido que antigamente era visto com preconceito por muitas pessoas é hoje muito apreciado por brasileiros e também vem atraindo vários consumidores de fora do país.

São vários tipos, sabores, e com diversas formas de armazenagem, que mudam a coloração e demais propriedades da bebida.

Uma das referências no ramo da cachaçaria é a Cachaça Asa Branca, fabricada no município de Salinas (MG), desde 1970.

Confira o recado do forrozeiro Genival Lacerda:

De lá pra cá são quase 50 anos de fabricação. O fundador e proprietário do empreendimento faleceu, e então, Luiz assumiu o negocio, que tem também o sanfoneiro Targino Gondim como sócio da empresa.

No mercado são produzidos pela fábrica: as cachaças Asa Branca Golden e a Prata. A Golden, é tipo exportação, com garrafa transparente e rótulo contendo a bandeira do Brasil e de Minas Gerais, e contém 670ml. Ela é envelhecida nos tonéis de umburana pelo período de 2 anos e meio.

Já a prata tem a garrafa igual à de cerveja e não tem ela tipo exportação. Seu envelhecimento é num tonel de jequitibá, onde não solta coloração como o de umburana, e por isso é transparente.

Assista ao comercial oficial da Cachaça Asa Branca:

Os dois tipos de cachaça são artesanais, ou seja, é respeitado o tempo de envelhecimento e não se usa nenhum tipo de acelerador.

Quanto à harmonização, a versão Prata combina com frutas de suco claro ou verdes como limão, kiwi e abacaxi. Já a Golden é harmonizada com tangerina, seriguela, tamarindo, morango e melancia.

costinhas

Foto: Divulgação

Degustação Asa Branca em Vitória da Conquista

No próximo sábado (14), às 20h, no Bar e Restaurante Costinhas Prime, acontece a Noite de Degustação da Cachaça Asa Branca, com participação de Targino Gondim.

E você, vai ficar de fora dessa?