Por Celso Rios 

O cantor Tuca Fernandes lançou nesta semana o videoclipe da canção “Toda Manhã”, composição de Filipe Escandurras. O lançamento que aconteceu na última quarta-feira (21), não foi por acaso, na verdade o artista quis lembrar aos seus fãs e amigos sobre o Dia Mundial da Doença de Alzheimer, assunto principal do vídeo, dirigido por Zunk Ramos.

Na produção audiovisual, Tuca interpreta o neto de uma senhora acometida pela doença, vivida pela atriz Gessi Farias. O cantor, aliás, perdeu uma avó para a doença.

Além do lançamento da canção, o artista fez visita ao Abrigo do Salvador, localizado em Brotas, que cuida de idosos. E irá distribuir flores pelas ruas de Salvador durante a campanha batizada de Cultive Amor Toda Manhã.

Doença de Alzheimer

A Doença de Alzheimer é uma enfermidade incurável que se agrava ao longo do tempo, mas pode e deve ser tratada. Quase todas as suas vítimas são pessoas idosas. Talvez, por isso, a doença tenha ficado erroneamente conhecida como “esclerose” ou “caduquice”.

A doença se apresenta como demência, ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. Quando diagnosticada no início, é possível retardar o seu avanço e ter mais controle sobre os sintomas, garantindo melhor qualidade de vida ao paciente e à família.

Seu nome oficial refere-se ao médico Alois Alzheimer, o primeiro a descrever a doença, em 1906. Ele estudou e publicou o caso da sua paciente Auguste Deter, uma mulher saudável que, aos 51 anos, desenvolveu um quadro de perda progressiva de memória, desorientação, distúrbio de linguagem (com dificuldade para compreender e se expressar), tornando-se incapaz de cuidar de si. Após o falecimento de Auguste, aos 55 anos, o Dr. Alzheimer examinou seu cérebro e descreveu as alterações que hoje são conhecidas como características da doença. (Fonte: Associação Brasileira de Alzheimer)