tropical macumba (1)

Começa hoje (14) a exposição Tropical Macumba, que leva fotografias e tinta em coletivo de imagens sobre auto reconhecimento dos artistas acerca da nacionalidade.

Começa nesta quinta-feira (14), no Restaurante Poró (Santo Antônio Além do Carmo), a exposição Tropical Macumba, resultado de pesquisas e vivências sobre memória e imaginário dos artistas Amanda Oliveira – fotógrafa carioca residente na Bahia – e TarcioV, artista visual que desenvolve técnicas de desenho e pintura mural, tendo na rua o seu principal suporte de trabalho. A mostra traz elementos que identificam a nacionalidade dos artistas, com aspectos históricos e culturais do Brasil vinculados nas fotografias e desenhos produzidos pelos dois.

Com fotografias originais, pinturas e instalações, o projeto ocupa o espaço até o dia 11 de agosto. Para o jornalista Kauê Vieira, que acompanhou o processo de curadoria da mostra, a exposição ajuda a revelar os elementos culturais que formam a nossa personalidade: “Em um tempo de constante desconstrução e mudança de protagonismos, Tropical Macumba, com a sutileza e a beleza da arte, se coloca como parte fundamental no processo de (re)descoberta do que somos e podemos ser”.

A abertura da exposição acontece às 19h, e na ocasião haverá com um recital poético do poeta e cantador Denisson Palumbo, dando um caráter multicultural ao evento, com a união de fotografia, pintura, poesia e música.

tropical macumba (2)

Sobre os artistas

Amanda Oliveira – Natural do Rio de Janeiro, Amanda é fotógrafa profissional desde 2009, e realiza trabalhos na área de fotografia documental com foco na elaboração de imagens que retratam aspectos da cultura afro-brasileira e tradições do mar. Fotógrafa da Secretaria de Comunicação do Estado e aluna do curso de Ciências Sociais com ênfase em Antropologia (UNEB), Amanda já atuou ainda como coordenadora de Fotografia da revista Capitolina e atualmente integra o grupo de fotógrafos da organização Brasis. Seu trabalho lhe rendeu ainda a participação em 15 exposições, entre elas as internacionais “The Fifth Annual Exposure Photography Award”, no Museu do Louvre, Paris, e “Scope International Conteporary Art Show” em Miami. No Brasil, expôs na mostra “Olhares Afro Contemporâneos” no Festival Afreaka (São Paulo) e “IBEJI ERÓ”, sua segunda individual, realizada no Espaço Xisto Bahia, em Salvador. Recebeu o prêmio de 1º lugar no VIII Salão de Fotografia do Marinha do Brasil, foi vencedora do Concurso Gil70 da Itaú Cultural, e finalista na categoria Cor do 10º Concurso Leica-Fotografe. Além dos trabalhos anteriores, teve publicações no site da National Geographic Brasil e em outros veículos, como em reportagem publicada na revista alemã SportBild e no livro “Sociologia em Movimento” da editora Moderna. Além das participações em eventos de fotografia, palestrou e apresentou a série “Afro-brasileiros” na II Semana de Psicologia da Universidade do Estado da Bahia e no Curso de Fotografia Básica do Instituto JCPM, onde falou sobre a importância da Fotografia para a cultura afro-brasileira.

TarcioV – Baiano de Salvador, TarcioV iniciou sua trajetória artística em 2004 através da Arte Urbana. Frequentou oficinas do MAM Bahia e entre 2006 a 2011 estudou na Escola de Belas Artes da UFBA. O artista visual desenvolve técnicas de desenho e pintura mural, e tem na rua o seu principal suporte e local de trabalho. Para o crítico Cesar Romero, “Tarcio Vasconcelos tem desenho primoroso de marcado refinamento e perspicaz apuro. Um observador atento da gestualidade e movimentos da figura humana, que fixa no campo plástico com ampla desenvoltura e acerto.” Dentre seus principais trabalhos, destacam-se: Exposição Arte Graffiti na Caixa Cultural (Salvador, 2009), Exposição Sinais Urbanos no Centro Cultural dos Correios (Salvador, 2011), Painel Virada Cultural (São Paulo, 2013), Projeto Pimp My Carroça (São Paulo, 2013), Mostra Grande Área Funarte (Brasil, 2014). Além desses trabalhos realizados, também teve publicações nos livros Graffiti Nordeste e Graffiti Salvador, na revista Omenelink SP e no Anuário das Artes 2014 da Funarte.

EXPOSIÇÃO TROPICAL MACUMBA

  • Data: 14 de julho a 11 de agosto
  • Local: Restaurante Poró – Rua do Carmo, 13, Santo Antônio
  • Contato: 71 9 9618-1704
  • Entrada Gratuita