meio ambiente

Por Jarbas Rodrigues*

É com enorme satisfação que a FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências), campus de Vitória da Conquista, anuncia a implantação do curso de Engenharia Ambiental, autorizado pelo MEC (Ministério da Educação).

O curso de Engenharia Ambiental busca conciliar de maneira harmoniosa desenvolvimento e meio ambiente, visando o levantamento e a redução de possíveis danos ocasionados pelo ser humano através de sua influência na natureza.

Para isso, o profissional tem uma formação multidisciplinar, com conhecimentos de Química, Física e Matemática, além de áreas específicas como hidrologia, climatologia, saúde ambiental, tratamento de efluentes, tratamento de resíduos, avaliação de impacto ambiental, gestão ambiental, planejamento, monitoramento ambiental, dentre outros.

O engenheiro ambiental atua de maneira conjunta com profissionais de diversas áreas, analisando o impacto na natureza de processos e obras, no intuito de evitar ou minimizar danos.

Este engenheiro deve possuir uma visão integrada das dimensões ecológicas, sociais, econômicas e tecnológicas, com o intuito de promover um desenvolvimento equilibrado e sustentável, privilegiando a prevenção ou sanando e minimizando os danos ao ambiente.

Pesquisas apontam que a profissão é uma das mais promissoras do futuro e a crescente onda da preocupação ecológica cria novos nichos de mercado e oferta de vagas. A  divulgação dos problemas ambientais tem contribuído muito para que haja maior procura pelo profissional.

O engenheiro ambiental é habilitado a propor soluções socialmente justas e ecologicamente corretas para os problemas ambientais, como poluição dos rios, do ar, descarte do lixo, aquecimento global, dentre outros.

Pode ser contratado pela iniciativa privada, órgãos públicos e terceiro setor, como mostrará o curso oferecido pela FTC, onde as primeiras aulas serão iniciadas em agosto de 2106. Para ingresso no curso, basta fazer o vestibular no próximo dia 17de julho, realizando as inscrições por meio do site da FTC (www.ftc.edu.br). Há ainda a possibilidade de se fazer o vestibular agendado pelos telefones (77) 3422 8833 ou 3422 8834.

 

*Jarbas Rodrigues, especialista em solos e meio ambiente pela UFLA e Mestre em Analises Químicas e Ambiental pela UESB, é coordenador do curso de Engenharia Ambiental da FTC Conquista.