Luciano Gomes

Parece estranho, mas não é. No regime democrático os diferentes se encontram, conversam, dialogam, divergem, sim, principalmente isso, só que existe um limite pré-estabelecido entre os humanos, que o povo não pode ser prejudicado por causa de caprichos partidários e ideológicos, isso é fato.

O presidente da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, Luciano Gomes, deve ter gastado saliva para argumentar com os seus colegas de parlamento para que todos os vereadores, em uníssono, votassem favoravelmente aos projetos Finisa I e Finisa II oriundos do Executivo Municipal.

E assim aconteceu, por unanimidade os dois projetos foram aprovados. Muita gente não gostou, afinal, R$60 milhões chegaram aos cofres da prefeitura ao apagar das luzes, e isso foi um combustível para impulsionar a campanha do prefeito Herzem Gusmão que disputará a reeleição.

O prefeito, por sua vez, manteve o protocolo, seguiu os critérios de civilidade e foi recíproco aos edis, e de forma pública reitera os agradecimentos aos 21 parlamentares.

A poilitica é assim, por isso que o deputado João Bacelar foi em socorro a Rui Costa, foi em socorro do estado da Bahia, e arquitetou uma audiência do secretário de Saúde Fábio Vilas Boas com o Ministro, também da saúde, para buscar quase 50 milhões de reais para cuidar dos baianos que estão vítimas do Covid-19.

Na manhã de ontem o prefeito Herzem Gusmão foi recebido por um assessor do Ministro e não veio de Brasília com as “mãos vazias” como estão dizendo a turma da “resenha”. Ele teve a garantia do anfitrião, de nome Cascavel, como é conhecido o assessor do titular interino da pasta da Saúde, Eduardo Pazuello, que 10 respiradores chegarão à nossa cidade para atender às demandas da rede hospitalar.

O estranho foi o prefeito de Conquista, defensor do governo Bolsonaro, ser atendido pelo assessor, sem desmerecê-lo, enquanto que logo em seguida o adversário ideológico, filosófico e partidário, Fábio Vilas Boas foi recepcionado com honras e a garantia de que quase cinquenta milhões de reais cairão na conta do governo da Bahia, também para usar em benefício da população baiana.

Tinha que atender os dois, sem discriminação, como foi feito, mas no mesmo degrau, no mesmo piso. É bom lembrar que Herzem é prefeito da terceira maior cidade da Bahia, é a mesma cidade que o prefeito conseguiu trazer o presidente Jair Bolsonaro para inaugurar o aeroporto Glauber Rocha, ficando na tela como um dos protagonistas do ato, ou seja, ele queria dividir com o governador da Bahia o brilho do ato. Rui não aceitou, não veio. Herzem ganhou por WO.

Agora parece que foi o contrário. Passei a manhã toda tentando conseguir um representante da prefeitura para dar conhecimento aos ouvintes da Transamérica 100,1 o que significou o êxito da viagem à Brasília pelo prefeito Herzem Gusmão e pela secretária Ramona Cerqueira, infelizmente, não conseguimos.

Enquanto isso, o vereador Luciano Gomes confirmou presença ao nosso programa Agito Geral, quando nos dirá tudo sobre a importância da articulação que João Bacelar fizera para resolver essa demanda que temos na saúde da Bahia em relação ao Covid-19.

“Deputado, faça isso, será muito importante para todos nós, para os baianos, independente de partidos”, foram as palavras proferidas pelo vereador Luciano ao deputado João Bacelar, ao telefone, na noite da última segunda-feira quando o deputado deu-lhe ciência da reunião.