Academia Conquistense de Letras: setembro marcante e nova posse em outubro
A Academia Conquistense de Letras vive um momento de efervescência cultural. No mês de setembro, o Teatro do Centro de Cultura foi palco de uma noite imponente e memorável, marcada pela posse de quatro novos acadêmicos. Familiares, amigos e admiradores se reuniram em clima de festa e celebração, em uma solenidade que uniu literatura e música, já que entre os empossados estava o cantor e secretário de Cultura, Xangai, referência cultural não apenas no Nordeste, mas em todo o Brasil.
Em sua missão de ampliar horizontes e fortalecer ainda mais a literatura conquistense, a Academia já se prepara para uma nova solenidade. No próximo 7 de outubro, novamente no Centro de Cultura, mais quatro acadêmicos serão empossados, consolidando o compromisso da instituição com a preservação e o estímulo da produção literária em nossa cidade.
Esse movimento vem em sintonia com o cenário cultural de Vitória da Conquista, que tem se destacado com feiras e eventos literários, como a FliCon, já em sua terceira edição, além de iniciativas em escolas e espaços públicos. Trata-se de uma retomada dos velhos tempos, quando a Praça Tancredo Neves e seus casarões históricos eram palco de encontros culturais e museológicos.
Vitória da Conquista está de parabéns por este florescimento cultural, e a Academia Conquistense de Letras merece o reconhecimento por sua atuação firme na valorização das letras e da memória local. Aos novos acadêmicos, os mais sinceros parabéns, e que venham muitas outras noites tão significativas quanto a que se anuncia para o próximo dia 7 de outubro.
Segue a matéria completa enviada pela ACL:
“ACADEMIA CONQUISTENSE DE LETRAS EMPOSSA MAIS 4 NOVOS MEMBROS NO DIA 7 DE OUTUBRO E CELEBRA RENOVAÇÃO HISTÓRICA”
No dia 07 de outubro, mais 4 novos acadêmicos serão empossados na Academia Conquistense de Letras (ACL), marcando um tempo histórico de renovação. Após mais de uma década sem abertura de editais para ocupação de novas cadeiras, a instituição, fundada em 1984, lançou recentemente um processo seletivo que resultou na eleição de 12 novos acadêmicos
|
CALENDÁRIO DE POSSE EM TRÊS ETAPAS
A posse está sendo realizada de forma fracionada, em três etapas, com grupos de quatro membros. Sob a condução da presidente da ACL Elvarlinda da Rocha Jardim, os eventos de solenidade significam um marco de fortalecimento da literatura regional.
Encerrando o calendário de posse dos novos acadêmicos, o terceiro grupo terá sua solenidade às 19 horas, do dia próximo dia 7 de outubro, no foyer do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima.
QUEM SÃO OS 4 NOVOS ACADÊMICOS EMPOSSADOS EM 7 DE OUTUBRO
MARILAINE GUADALAJARA, CADEIRA N.º 17, PATRONO: SOSÍGENES COSTA
Nascida em São Paulo, Marilaine Guadalajara é formada na Bahia, foi acolhida por Vitória da Conquista ainda menina, onde construiu sua trajetória profissional. Professora há quase 40 anos,
atuou em salas de aula e na coordenação de importantes instituições em Conquista e São Paulo. Graduada em Letras e pós-graduada em Linguística pela UESB, é autora dos livros “Qanta Munani”
(2013), “Ele me tirou de lá” (2021) e “Máscaras” (2023), além de outras publicações avulsas. Cristã, mãe e esposa, traz para a Academia a experiência de educadora e autora comprometida com a literatura e a vida comunitária. Para Marilaine Guadalajara fazer parte da Academia significa uma oportunidade de continuar servindo à literatura e à educação de Vitória da Conquista: “Para além daimortalidade que o acadêmico adquire ao ingressar na ACLetras, o meu mérito maior está na honra de me tornar mais uma a zelar pela imortalidade da Língua Portuguesa”.
PAWLO CIDADE, CADEIRA N.º 16, PATRONO: UBALDINO GUSMÃO FIGUEIRA.
Escritor e produtor cultural com mais de 20 livros publicados, Pawlo Cidade é autor de obras que transitam entre a literatura e a crônica urbana, mantém o “Blog ‘PawloCidade”’, espaço de difusão de suas produções literárias e reflexões culturais. Além de escritor é gestor cultural, dramaturgo, pedagogo, educador ambiental, membro da Academia de Letras de Ilhéus; Ex-Secretário de Cultura de Ilhéus; ex-diretor das artes da Fundação Cultural do Estado da Bahia. Para
Pawlo, estar na ACL é somar voz a um coro que valoriza a memória, a identidade e a força cultural de Vitória da Conquista. Entrar nesta Academia é reconhecer o valor coletivo da literatura como
alimento cultural. Ele pretende trazer para este espaço o diálogo entre o local e o nacional, narrativas que emergem do nosso chão, e contribuir para que Vitória da Conquista seja vista também como um polo literário forte. “A ACL é um campo fértil da literatura Conquistense. Se juntar a esta casa é se juntar a profundidade das suas ideias e de seus ideais”, afirma Pawlo.
RENATO SENNA CADEIRA N.º 19, PATRONO: EUCLIDES DANTAS
Renato Senna é jornalista, publicitário, professor de redação. Natural de Itapetinga, professor substituto de Comunicação Jornalística, UESB. Escritor, romancista, contista e cronista, com trabalhos reconhecidos no cenário literário, contribui para o fortalecimento da cultura conquistense por meio de suas publicações e participações em eventos culturais. Vários livros publicados e a publicar, dentre eles, “O pássaro labareda e a loucura de Benjamim de León Antuñez” e “Reclusas Noites de Inverno” (Prêmio Zélia Saldanha, 2006). Para Senna, é um orgulho fazer parte da ACL e poder dialogar com outros escritores, mantendo viva a chama da literatura em nossa cidade. “O escritor tem momentos de alegria, tristeza e até lágrimas; ao ser um dos escolhidos pela ACLetras, o que muito me honra, sinto que valeu a pena todo esforço e solidão, porque, na sua essência, escrever é um ato solitário“.
ROSSANE NASCIMENTO CADEIRA N.º 27, PATRONO: GUIMARÃES ROSA.
Professora, jornalista, publicitária e gestora cultural, Rossane Nascimento é graduada em Letras Vernáculas pela UESB, especialista em Literatura Brasileira, Marketing e Jornalismo. É produtora do compositor Elomar Figueira Mello e mestranda em Cultura. Tem experiência em comunicação, educação e literatura, com trabalhos que unem arte, palavra e ação. Biógrafa do ex-deputado e comunicador baiano, Carlos Alberto Simões (in memoriam),com o livro “Um menino de Asas com Visão de Águia”, a ser lançado, tem poemas inéditos e atualmente escreve notas biográficas de Elomar. Como gestora cultural, Rossane desenvolve projetos voltados à valorização da arte e da cultura regional. “Para mim, assumir esta cadeira é assumir o compromisso de contribuir com a conjunção entre educação, literatura e comunicação; é continuar colaborando para a valorização da nossa identidade, especialmente a nossa cultura sertânica, com foco no pertencimento. Espero que, com meu trabalho, eu possa fortalecer os espaços de leitura, de oficinas literárias e que novas vozes sejam celebradas”.
A VOZ DA PRESIDÊNCIA
Para a presidente da ACL, Elvarlinda da Rocha Jardim, a posse dos 12 novos membros marca um momento decisivo para a instituição. É uma renovação que honra nosso passado e projeta nosso futuro, ao abrir espaço para novas vozes, para diversidades de expressão. Para ela, a chegada de novos acadêmicos fortalece a instituição e reafirma o compromisso da Academia com a literatura, a cultura e a identidade de Vitória da Conquista, enfatizando que a nossa literatura deve ser visível, ativa e transformadora. “Que cada novo acadêmico sinta a responsabilidade de fomentar a leitura, a escrita e a arte em nossa cidade, e que todos, autores e público, percebam a Academia não como relicário do passado, mas como uma casa de criação, troca e diálogo”, reforça a presidente.
PROGRAMAÇÃO: O ERUDITO, O POPULAR BRASILEIRO E CLÁSSICOS UNIVERSAIS MARCAM A SOLENIDADE COM DUO DE PIANO E SAXOFONE E SOLOS DE VIOLÃO CLÁSSICO DE ELOMAR
Para brindar a noite e encerrar com chave de ouro o calendário de posse de novos membros, a programação cultural inclui uma apresentação musical com duo piano e sax, tendo como convidados o saxofonista Sérgio Veiga e a pianista e maestrina Taís Carvalho. Equilibrando o erudito, o popular brasileiro e clássicos universais, juntos executarão peças da autoria de Tom Jobim, Ary Barroso, Luiz Gonzaga, Villa Lobos, dentre outros.
Os convidados também poderão apreciar solos para violão clássico, por João Omar e apresentação de cantopoema, por Elomar Figueira Mello.