Conquistar: um resgate dos jovens que querem produzir e oferecer suas potencialidades à nossa cidade. O projeto é encabeçado pela Coordenação da Juventude da PMVC.
A noite de ontem foi realmente muito fria. Isso nos traz uma série de preocupações, principalmente em relação àqueles mais fragilizados que, infelizmente, ainda continuam sem lar para morar e sobrevivem às duras penas nas marquises dos bancos, das casas comerciais. É triste. Por outro lado, eu tive a grata alegria ao receber um comunicado, um vídeo que foi enviado pelo professor Omar Costa, que faz referência a um projeto vitorioso e que muito me alegrou.
Eu sempre fico confortável quando vejo a potencialidade da juventude e, principalmente, quando ela expressa o sentimento de uma população que povoou o nosso país, mas que nem sempre tem oportunidades. E o Projeto Conquistar, que é coordenado pelo jovem Luizinho — figura espetacular, cheio de sonhos e de verdades — é um exemplo para a nossa cidade para a Vitória da Conquista e também pode ser espelho para o resto do país. O projeto resgata jovens que são, na verdade, a força de uma nação. E esse projeto, Vitória da Conquista, com certeza absoluta, irá aplaudir, e muito.
Esses jovens que estão estudando em um sábado que poderia ser propício para a prática esportiva ou mesmo para as diversões naturais de uma parcela da nossa população, que está com a vontade incontida de se divertir, de brincar, enfim, de ser feliz… mas não. Eles se entregaram à sala de aula, numa parceria formada com o Zênite e também com a Faculdade Uninassau. Então, eu fiquei extremamente feliz, e isso me motivou a convidar o jovem Luizinho, da Coordenação de Juventude da Prefeitura Municipal, para estar em nosso programa amanhã, segunda-feira, às sete horas, ao vivo, para falar dessa brilhante iniciativa.
A seguir, vocês também vão ler o texto que ele nos enviou sobre o projeto:
“O Projeto Conquistar é um curso municipal preparatório para o Enem. Desde abril, 210 jovens vêm se preparando com aulas todos os sábados das diversas disciplinas que estarão na prova. O projeto conta com alunos e ex-alunos da rede pública, com jovens da zona urbana e também da zona rural.
O curso é gratuito, mas o que é oferecido é toda uma estrutura de um curso particular. As aulas acontecem na faculdade Uninassau, e o renomado curso Zênite é responsável por toda a parte pedagógica, como professores, corretores de redação e simulados.
O que queremos é que todos os jovens de nossa cidade cheguem com condições reais de alçarem êxito e tenham seu acesso garantido à universidade. Num futuro breve, irão contribuir com a sociedade, fazendo diferença e se colocando à disposição daqueles que mais precisam.”