O governador
Jerônimo Rodrigues, recém-chegado de uma missão na China em busca de investimentos para o estado da Bahia, estará na próxima segunda-feira, ao lado do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), em Feira de Santana. Na agenda, está a análise do início das obras de construção de passarelas e viadutos, além da vistoria em trechos recuperados da BR-324 e da BR-116, conforme divulgado em nota oficial do DNIT.

Essa notícia, embora inicialmente voltada à população feirense, pode representar uma esperança para Vitória da Conquista e para toda a região sudoeste do estado, que enfrentam sérios problemas de mobilidade e segurança em seu perímetro urbano, especialmente nos diversos cruzamentos da BR-116 que cortam a cidade.

Por que essa notícia pode ser positiva para nós? Porque indica que as obras de mobilidade urbana em rodovias federais estão, sim, no radar do Governo do Estado e do Governo Federal. E, se estão sendo realizadas em Feira de Santana, é razoável esperar que ações semelhantes também possam chegar a Vitória da Conquista — desde que haja a devida articulação e cobrança política eficiente.

É exatamente sobre isso que têm alertado os vereadores Lara Fernandes e Ivan Cordeiro, ao destacar a necessidade de uma atuação suprapartidária e coordenada entre prefeita, vereadores, deputados e lideranças regionais. A duplicação da BR-116 pode até não ocorrer em curto prazo, mas a construção imediata de passarelas e viadutos nos pontos mais críticos da cidade é urgente e viável.

Politizar esse tema é um erro. O que está em jogo é a vida de cidadãos, o desenvolvimento urbanoe o respeito por uma das cidades mais importantes do interior do Nordeste.

Fica agora a expectativa de que, com os investimentos chegando a Feira de Santana, Vitória da Conquista também esteja no radar das próximas ações estruturantes dos governos estadual e federal.

Leia nota enviada pela ASCOM do Governo do Estado:

Governador Jerônimo Rodrigues e ministro Renan Filho autorizam duplicação do Contorno Norte de Feira de Santana nesta segunda (19)

O governador Jerônimo Rodrigues e o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinam, nesta segunda-feira (19), às 10h, a Ordem de Serviço que marca o início das obras de duplicação do Contorno Norte de Feira de Santana. O evento será realizado no Parque Lagoa Grande, na Rua Muriti.

Na ocasião, o governador e o ministro também acompanham o início das obras de recuperação das rodovias BRs-116 e 324, executadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), após o Ministério dos Transportes reassumir a gestão dessas vias federais na Bahia.