Mesmo em momento de festa não podemos esquecer uma prioridade: Duplicar a Rio Bahia!

Vitória da Conquista vive um momento de grande entusiasmo com a volta da Miconquista, uma festa que deu grande visibilidade à nossa terra em todo o Brasil, quando a cidade recebia turistas de toda parte do país que para aqui vinham curtir atrás do trio e aplaudir Ivete, Chiclete, Asa, Daniela, Claudinha, Harmonia, Araketu, Timbalada, Jammil, Tomate, Cheiro e tantos outros artistas que embalavam os corações apaixonados de homens e mulheres durante quatro dias de micareta.
O clima é de festa, é de folia, só que o conquistense tem “sangue no olho”, não abre mão dos seus princípios, não cansa de manifestar pelos seus direitos, e é por isso que se une com o que tem de mais representativo para dizer aos quatro cantos do mundo que a nossa justiça tem sido morosa e contemplativa no que se refere ao cinismo da Via Bahia que insiste em nos punir, postergando a duplicação da BR 116, que tantas vidas tem ceifado ao longo das últimas décadas.
Para o rufar dos tambores, para o som da guitarra baiana e vamos todos bater palmas por essa união de entidades que formam essa corrente em defesa do nosso povo.
Leiam a nota a seguir:
“A BAHIA ESPERA UMA RESPOSTA DA JUSTIÇA BRASILEIRA
“Justiça atrasada não é justiça, senão injustiça qualificada e manifesta”
Ruy Barbosa, em orações dos moços 1921.
Precisamos passar 102 anos para confirmar uma das verdades mais verdadeiras desse jurista baiano que tanto orgulha todos nós.
Uma ação movida pelo Ministério Público Federal de Vitória da Conquista, contra a VIABAHIA e ANTT, teve uma sentença das mais brilhantes proferida em favor do povo da Bahia.
É lamentável que uma liminar possa interromper a execução de uma sentença tão justa e fundamentada nas provas irrefutáveis.
Numa atitude de altivez a OAB, UPB, CDL, CÂMARA DE VEREADORES DE VITÓRIA DA CONQUISTA e PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA, se uniram e insurgem contra a falta de julgamento de uma ação que penaliza caminheiros do Brasil, o povo Nordestino e o pior, mata de dores e saudades, famílias inteiras, com as perdas de centenas de vidas, tão prematuras nos acidentes causados pelo descuido da VIABAHIA com nossa BR-116.
É dessa união das entidades que surgiu a decisão de todas habilitarem como AMICUS CURIAE (amigos da corte) nessa malsucedida ação.
O que se espera de uma decisão judicial? Uma resposta, ainda que não seja a que nós desejamos, mas que dê uma satisfação à sociedade.
Ainda que JUSTICA entenda que a VIABAHIA possa continuar cobrando pedágio até 2034 sem duplicar um metro da RIO BAHIA, mas que decida e responda a SOCIEDADE BAINANA.
Concluo dizendo JUSTIÇA QUE TARDA NÃO É JUSTIÇA.
JOSÉ MARIA CAÍRES
DUPLICA SUDOESTE”

















