Elomar: 80 anos bem cantados!
Clodoaldo Curcino de Eça, Antônio Roberto Barros, Tom Tom Flores, Vicente Quadros, Albene Silveira, Vicente Quadros e Fernando Martins. Sempre eles. Quando eu chegava essa turma já estava ouvindo o homem da voz rouca e única, executando suas belas canções. Era muito bom. Sempre aparecia outros cantadores a convite de Codó: Xangai, Moraes Moreira, Dércio Marques, Grupo Bedengó e outros nomes interessantes da boa música.
As mulheres, todas de bom gosto musical, vanguardistas da época, não apareciam, até porque sabiam que a Rinha de Galo acolheria todo mundo em shows esporádicos. Celeste Topinho, Marta Ferreira, Marli Quadros e Ana Izabel compunham esse time feminino que propagava a obra de Elomar, que ganhava corpo e transpunha os limites das nossas fronteiras, e por isso mesmo um público seleto, composto de intelectuais como Rui Medeiros, Carlos Jeovah, Esechias Araújo, Fernando Eleodoro, Núbia Ferraz e Mércia Andrade, acompanhavam as apresentações do engenheiro Elomar Figueira de Melo, que o Criador colocou no mundo para disseminar a Sua palavra através de lindas canções. “Vá, fale das coisas sagradas, fale das coisas simples, retrate as figuras do campo, da caatinga, das mulheres e dos homens das feiras de Condeúba, Piripá, do Sertão da Ressaca”, teria dito Deus ao seu filho ilustre.
Quinta-feira o professor e cientista político, estudioso da obra de Elomar será meu entrevistado no Agito Geral, na Clube FM, às 18h, no dia do seu aniversário.
Seu aniversário não poderia passar em branco. Logo aqui? Jamais! A Casa dos Carneiros e Rossane Nascimento farão no Mediterrâneo, a belíssima casa de Zezinho e Cândida, um concerto contando, claro, com a presença do homenageado e de dois expressivos nomes da cantoria da música brasileira, Xangai e Renato Teixeira.
Será o seu melhor presente de Natal para você mesmo, convide seus amigos e vamos celebrar os 80 anos do nosso irmão conquistense que o mundo tomou pra si, mas que não perdemos. Nada impedirá que o comandante do vôo 456 da Tam, cuja origem foi Barcelona na Espanha, com conexão em São Paulo, fale o seguinte: “atenção senhores passageiros, acabamos de pousar no aeroporto Glauber Rocha, de Vitória da Conquista, terra de Elomar Figueira de Melo”.