Afya – Faculdade Santo Agostinho traz importantes dicas sobre o verão, que promete ser um verdadeiro “forno”. Leia a matéria completa

Vitória da Conquista sempre foi reconhecida como uma das cidades mais frias da Bahia. Um clima ameno, agradável, que permitia caminhar tranquilamente pelas ruas e também desfrutar de noites mais confortáveis dentro de casa. Esse sempre foi um dos nossos privilégios.
Infelizmente, neste verão, a realidade mudou. Estamos nos igualando a muitos outros municípios brasileiros. Na verdade, é o planeta que está mais quente, consequência direta da ação irracional do ser humano. É lamentável, mas é real.
Este verão se anuncia como um dos mais quentes da história, e Vitória da Conquista não foge a esse cenário. Diante disso, é fundamental buscar informações que ajudem a minimizar os impactos das altas temperaturas sobre a nossa saúde e o nosso bem-estar.
Pensando nisso, a Afya – Faculdade Santo Agostinho apresenta orientações importantes para atravessarmos esse período com mais segurança, protegendo a saúde, a pele e o organismo como um todo.
Vale a pena conferir a matéria completa e seguir as recomendações. Informação, neste momento, é também cuidado:
“Vitória da Conquista enfrenta verão mais seco e radiação intensa
Dermatologista deixa alerta para os riscos e cuidados indispensáveis
Mesmo com temperaturas tradicionalmente mais amenas que outras regiões da Bahia, Vitória da Conquista já apresenta promessas de índices elevados de radiação ultravioleta neste verão, o que aumenta significativamente os riscos para quem trabalha, se exercita ou passeia ao ar livre.
Na Bahia, estimativas apontam para 10.530 novos casos de câncer de pele por ano. Ainda segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os casos no estado mais que dobraram entre 2020 e 2024, passando de 1.520 para 3.101. Somente até dezembro de 2025, os registros apontam 2.445 novos casos.
Segundo a Dra. Naiara Pinto, dermatologista e professora da Afya Vitória da Conquista, o verão intensifica a radiação UV e amplia os riscos para a saúde da pele, especialmente queimaduras, manchas, envelhecimento precoce e, em longo prazo, câncer de pele. As queimaduras solares continuam entre os problemas mais recorrentes, atingindo desde trabalhadores até o público que pratica atividades físicas ao ar livre. “Além das queimaduras, há riscos de desidratação, insolação, imunossupressão local e aceleração do fotoenvelhecimento, como rugas e manchas que aparecem cada vez mais cedo”, explica.
A preocupação se estende a categorias profissionais que passam horas sob o sol. “O ideal é usar filtro solar FPS 50 ou mais, com replicação a cada duas ou três horas; vestir roupas com proteção UV, manter uma hidratação constante e dar preferência ao uso de chapéus de aba larga. Sempre que possível evitar o sol entre 10h e 16h, quando a intensidade de radiação é maior”, destaca a profissional.
Conquista já vive semanas de sol forte e a previsão é de que os níveis de radiação sigam elevados ao longo de todo o verão. A Dra. Naiara reforça: “Proteção diária, mesmo em dias nublados, é o melhor investimento para a saúde da pele.”
Sobre a Afya
A Afya, maior ecossistema de educação e tecnologia em medicina no Brasil, reúne 38 Instituições de Ensino Superior, 33 delas com cursos de Medicina e 25 unidades promovendo pós-graduação e educação continuada em áreas médicas e de saúde em todas as regiões do país. São 3.653 vagas de Medicina aprovadas e 3.543 vagas de medicina em operação, com mais de 24 mil alunos formados nos últimos 25 anos. Pioneira em práticas digitais para aprendizagem contínua e suporte ao exercício da Medicina, 1 a cada 3 médicos e estudantes de Medicina no país utiliza ao menos uma solução digital do portfólio, como Afya Whitebook, Afya iClinic e Afya Papers. Primeira empresa de educação médica a abrir capital na Nasdaq em 2019, a Afya recebeu prêmios do jornal Valor Econômico, incluindo “Valor Inovação” (2023) como a mais inovadora do Brasil e “Valor 1000” (2021, 2023, 2024 e 2025) como a melhor empresa de educação. Virgílio Gibbon, CEO da Afya, foi reconhecido como o melhor CEO na área de Educação pelo prêmio “Executivo de Valor” (2023). Em 2024, a empresa passou a integrar o programa “Liderança com ImPacto”, do Pacto Global da ONU no Brasil, como porta-voz da ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Mais informações em: www.afya.com.br e ir.afya.com.br.”

















