Considerado o Cristo crucificado mais alto do mundo, de um simbolismo muito grande não apenas para Vitória da Conquista, mas para todo o Nordeste brasileiro, a imagem representa o Sertão da Ressaca, o interior nordestino e a força de um povo que aprendeu a resistir.

O sofrimento de Jesus Cristo foi imaginado e materializado por um grande artista, o escultor Mário Cravo. Esse projeto nasceu ainda nos anos 60, idealizado pelo então líder político José Pedral Sampaio, que sonhou em ver, do alto da Serra do Periperi, um símbolo que dialogasse com a alma nordestina.

Pedral imaginou, sonhou e convidou o grande escultor baiano para dar forma a esse Cristo. O tempo passou, décadas se seguiram, e o sonho ainda não havia sido concretizado. Foi somente com o advento do prefeito Raul Ferraz, amigo pessoal e companheiro de jornadas políticas e de vida de Pedral, que, em 1980, Vitória da Conquista foi definitivamente contemplada com esse cartão-postal, hoje reconhecido como um dos mais emblemáticos da cidade.

E hoje, entendendo que essa grandiosidade merece vida, merece luz, o Cristo de Mário Cravo passa a ser iluminado. Do alto, olhando a cidade aos seus pés, abençoando simbolicamente o povo conquistense, o monumento ganha nova visibilidade e se integra às celebrações natalinas.

Será um ato belíssimo, que faz com que o Natal de Vitória da Conquista ganhe ainda mais espaço, notoriedade e encanto, colocando a cidade entre as que realizam uma das mais belas decorações natalinas do Nordeste.

As manifestações natalinas já acontecem na Praça Tancredo Neves, na Praça Nove de Novembro, na Lagoa das Bateias, na zona rural e, agora, também no Cristo. Lagoa das Bateias, Praça Tancredo Neves e, a partir de hoje, o Cristo de Mário Cravo, todos iluminados.

Portanto, daqui a pouquinho, você é  convidado para acompanhar essa celebração que a administração municipal oferece à população conquistense e aos visitantes que escolhem Vitória da Conquista para viver o espírito do Natal.