Anderson Rocha articula instalação da DECRIN em Vitória da Conquista durante Conferência Estadual LGBTQAPN+
Salvador sediou, entre os dias 26 e 28 de agosto, a 4ª Conferência Estadual LGBTQAPN+, que reuniu representantes da sociedade civil e do poder público de diversas regiões da Bahia sob o tema “Em Defesa da Democracia e dos Direitos da População LGBTQAPN+”. Após nove anos sem a realização do evento, a conferência marcou um momento de retomada do diálogo sobre políticas públicas voltadas à comunidade LGBTQAPN+, com destaque para a interiorização dessas ações no estado.
Vitória da Conquista contou com uma delegação formada por onze representantes, entre sociedade civil e poder público. Entre eles, o ativista Anderson Rocha, que aproveitou o espaço para articular junto a autoridades estaduais a instalação de uma delegacia especializada de enfrentamento à violência LGBTQAPN+ no interior da Bahia, com foco em Vitória da Conquista.
Em reuniões e diálogos durante o evento, Anderson tratou do tema com o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, e com o delegado da Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (DECRIN), Ricardo Amorim. Atualmente, a Bahia possui apenas uma unidade dessa delegacia, localizada em Salvador. A proposta é que Vitória da Conquista seja prioridade na expansão desse equipamento para o interior.
Segundo Anderson Rocha, a articulação também inclui uma agenda com o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner, para reforçar a necessidade da instalação dessa unidade em Conquista. Além disso, ele defende a realização de uma audiência pública no município, em parceria com a OAB local, para debater o tema com autoridades e sociedade civil.
A proposta busca fortalecer a rede de acolhimento e enfrentamento à violência contra a população LGBTQAPN+ no sudoeste baiano, uma pauta que já vem sendo defendida em espaços como a Marcha do Orgulho LGBTQIA+ de Vitória da Conquista.