Prefeito em exercício, Aloísio Alan, recebe no gabinete a aluna Laura Dias, de 10 anos, representante do Colégio Padre Gilberto
Como é do conhecimento da população conquistense, a prefeita Sheila Lemos se afastou por 15 dias de sua rotina administrativa para tratar de assuntos pessoais. Nesse período, o vice-prefeito Dr. Aloísio Alan assumiu o comando da gestão municipal.
No seu primeiro dia de atendimento no gabinete, o prefeito em exercício recebeu uma visita especial: a estudante Laura Dias, de apenas 10 anos, aluna do Colégio Padre Gilberto, que se apresentou como representante dos colegas de turma.
Laura levou até o gestor um projeto inovador e educativo, que tem como objetivo criar uma rede de ligação entre os estudantes para discutir temas de relevância social. Entre as preocupações levantadas pelos alunos, está o descarte inadequado de resíduos nas proximidades do cemitério, um problema observado por eles e considerado prejudicial tanto para a saúde pública quanto para a convivência comunitária.
Esse gesto demonstra a consciência cidadã das crianças e reforça a importância de estimular a educação ambiental e humanitária desde cedo. O encontro foi marcado por simplicidade e simbolismo: é sempre bom para um gestor estar em contato com estudantes, é sempre um momento enriquecedor, que humaniza a gestão e aproxima a administração municipal das novas gerações.
A SECOM já divulgou nota detalhando os pontos centrais do projeto apresentado pelos alunos:
Projeto “Alunos em Rede: Exploradores do Futuro” de alunos da Escola Padre Gilberto é apresentado ao Governo Municipal
Na manhã desta quinta-feira (11), o prefeito em exercício, Aloisio Alan, recebeu o projeto “Alunos em Rede: Exploradores do Futuro”, desenvolvido por alunos do 5º Ano do Colégio Padre Gilberto, os quais foram representados pela aluna Laura Dias, 10 anos. O encontro aconteceu no Gabinete Civil.
As visitas de alunos de escolas públicas e particulares sempre integram a agenda institucional , com o objetivo de oportunizar aos estudantes conhecer os diversos setores da Prefeitura, além de partilhar ideias com a gestão municipal. É o caso de Laura. Ela aproveitou o encontro com o gestor para falar sobre o projeto que tem como objetivo conectar estudantes de regiões diferentes em troca de vivências culturais, ampliando a consciência ambiental e social com base nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), que vêm sendo amplamente trabalhados pela Prefeitura. O projeto dos alunos diz respeito ao descarte inapropriado do lixo no muro do cemitério e na praça da Saudade, equipamentos localizados próximos à escola. Os alunos já entregaram panfletos nas casas do entorno, com o intuito de conscientizar os moradores, e foram orientados a desenvolver um projeto para esses locais pensando no futuro. A turma também elaborou uma carta direcionada ao poder público, solicitando piso tátil, placas motivacionais, limpeza, pintura, coleta seletiva, bancos e lixeiras para as localidades apontadas.
Segundo o prefeito em exercício, Aloisio Alan, receber uma aluna tão jovem para tratar de assuntos tão pertinentes é uma alegria muito grande. “A Prefeitura está sempre de portas abertas. Estamos recebendo caravanas, alunos de diversos colégios, porque é muito importante o engajamento dos jovens para a construção da sociedade. Dessa forma, com educação e respeito, a gente constrói uma comunidade cada vez mais igualitária”, afirmou o gestor. “Vamos olhar o projeto dos alunos com carinho para que a gente consiga dar uma resposta à Laura e aos colegas dela o mais rápido possível, dentro do que é possível”, complementou.
Laura, que estava acompanhada da mãe Nayara, não deixou de esconder a alegria que também estava sentindo: “O nosso projeto fala sobre o nosso bairro, que a gente tem que ter consciência sobre o lixo, sobre a praça, sobre todos os lugares, porque a gente não pode jogar lixo em qualquer lugar. A gente tem que conversar com as pessoas que ainda fazem isso. A gente pode virar um adulto melhor e, também fazer a nossa cidade ser uma cidade melhor”, relatou a estudante mirim.
Muito legal e pertinente essa atitude do prefeito em exercício.
Precisamos dar voz ás crianças e sermos mais atentos ao que elas dizem. As crianças da era tecnológica participam de um mundo diferente. Com fácil acesso e ótimo raciocínio e facilidade no manuseio da tecnologia tem muito acesso ás informações. Estimular a participação das crianças de forma natural, através das escolas, na vida da comunidade, como forma influir e dizer o que elas querem e precisam para melhorar o ambiente onde vivem e receber apoio do poder público e informações educativas de como funciona a máquina administrativa é uma forma positiva de inseri-las no contesto social de forma participativa. Afinal, são elas que precisam ser preparadas para herdar o que vamos deixar.
Seria importante a prefeitura ir ás escolas ouvir o que elas tem para dizer, o que elas precisam e sugerir uma nova forma de ver a cidade em que vivem e, quem sabe criar um conselho infantil que envolvesse todas as escolas de todos os bairros e zona rural. Assim, fazendo um intercâmbio, descobrir, como quer Laura, como educar e conscientizar os adultos para questões como descarte de lixo.