7 de Setembro: médica Rosa Aurich é homenageada em desfile cívico em Vitória da Conquista.
O desfile cívico de 7 de Setembro, realizado na Avenida Integração, reuniu milhares de conquistenses em uma manhã ensolarada e festiva, marcada pelo patriotismo e pela emoção. Estudantes, instituições, forças de segurança e diversos segmentos da sociedade prestigiaram a data magna da independência do Brasil, celebrando a liberdade como o maior bem do povo brasileiro.
Entre as homenageadas pela administração municipal esteve a médica Dra. Rosa Aurich, reconhecida pelo seu trabalho e contribuição para o desenvolvimento de Vitória da Conquista. Acompanhada do esposo, Dr. Júlio Aurich, ela esteve presente no palanque oficial, representando não apenas a categoria médica, mas também o protagonismo feminino na cidade.
BM: Doutora Rosa, como foi para a senhora participar desse momento, sendo homenageada em um ato cívico tão marcante, diante de uma multidão que expressava seu amor à pátria?
RA: Bem, meu querido Massinha, pra mim o 7 de Setembro sempre foi um momento especial. Eu sou da década de 70 e fui criada nesse universo, e vi um desfile tão bonito integrando todas as representações do nosso município.
E aí a gente tem todos os participantes, né? É sempre bonito. E no 7 de Setembro eu vou para ver, para assistir, para ouvir as bandas tocando, que eu gosto muito, porque quando eu era adolescente toquei em banda de 7 de Setembro. Então me traz uma memória afetiva muito boa.
Esse ano em especial o desfile ficou mais emocionante pra mim. Eu confesso que me senti muito lisonjeada. Não tinha ideia de que seria uma homenagem. Imaginei que fosse apenas um convite. E poder estar ali, voltar a desfilar sob uma outra perspectiva, pra mim traz outras reflexões, né?
Eu que sempre fui do universo do desfile. Desde menina eu desfilava marchando, depois participei da banda, enfim, depois ainda entrei pra Aeronáutica, onde eu tinha uns processos cívicos regulares, de ficar em formação, de passar em revista à tropa, de prestar continência, olhar à direita… Enfim, muitas coisas que remetem a esse universo cívico que eu acho muito bonito.
Então, para mim, especificamente, foi especial por vários motivos: por esse, mas também por fazer parte dessa cidade há 25 anos, uma cidade que me acolheu, onde eu desenvolvo meu trabalho, construí minha família. E ser homenageada pelo povo conquistense e pela Secretaria de Educação, principalmente devido à minha forma de atuação hoje, nas coisas que envolvem também o processo educacional. Ser homenageada como médica e, ao mesmo tempo, entender a importância da educação é fundamental pra uma pessoa como eu, que estou sempre nesse universo da busca pelo conhecimento.
Então agradeço a todos, parabenizo os envolvidos. Acho que todas as mulheres que foram homenageadas ficaram felizes, se emocionaram. Em especial, agradeço ao secretário de Educação, Edgar Larir, que esteve à frente, junto com sua equipe, desse belíssimo desfile.
E, ao mesmo tempo, parabenizo o município como um todo: a prefeita, os assessores, todos os envolvidos, as escolas municipais, as escolas estaduais, todos os movimentos que participaram desse processo cívico. E torcer para que a gente possa replicar o que vimos ontem: harmonia, paz, um encontro coletivo de forças para a construção do município e do restante do país.
É isso. Obrigada. Bom dia.