Partiu uma grande figura, um ilustre conquistense, escritor, ensaísta, jornalista e participante ativo da política conquistense. Benjamim Nunes Pereira, membro da Academia Conquistense de Letras, deixará um vazio no meio da comunidade literária de Vitória da Conquista. Enfim, a nossa população sentirá a sua falta.

A Academia Conquistense de Letras presta-lhe uma homenagem e, hoje, ele será levado para a última morada terrena. Vá com Deus, Benjamim, e conforto aos seus familiares e amigos.

Segue a nota da Academia Conquistense de Letras em homenagem a um dos seus filiados:

N  O  T  A    D  E    D  E  S  P  E  D  I  D  A

A Academia Conquistense de Letras, lamentavelmente, vem informar à comunidade artístico cultural e demais munícipes que o escritor e confrade Benjamin NunesPereira despede-se do convívio terreno, acontecido em 31/08, às 10h38.

Benjamin Nunes era um dos mais antigos membros efetivos da ACLetras, cronista, contista, ensaísta e romancista, tradutor da língua francesa.

Um confrade amigo que, na ACLletras, exercia as funçõesde tesoureiro, conselheiro e amigo. Agregador, colaborativo, estudioso e, sobretudo, um extraordinário ser humano.  Sabia cativar amigos e interlocutores em todos os auditórios, com suas claras ideias e boas propostas sobre temas em discussão.

Nosso sentimento de saudade a esse fraterno intelectual, que semeava a esperança de dias melhores para quem estivesse a sua volta.

A esse amigo, sempre dinâmico e respeitado pelos companheiros, desejamos que continue hábil semeador e prossiga plantando em novo espaço e em novo tempo, sementes de sonhos positivos e de vida prazerosa ao lado de outros viventes, que também, embarcaram para outras dimensões.

Aos amigos que aqui ficam recebam de Benjamin Nunes exemplos de amor e dedicação na missão que abraçava, bem expressa e divulgada de forma ousada, mas por zelo às letras e à cultura.

Nunes (assim carinhosamente chamado) cultivou seu compromisso de cristão fraterno com símbolos estéticos-literários, com palavras e poemas declamados, com sorrisoagradável nos lábios, tornando seu trabalho e sua atuação sempre desejadas por seus confrades, pois  cada apresentação revelava a importância de fazer e divulgar a cultura das letras baianas, conquistenses, e, principalmente, fazia questão de torná-las acessíveis a um maior número de cultivadores da literatura, da filosofia e ideologia mais socialista, com olhos voltados, em sua análise do cotidiano, mais para as necessidades dostrabalhadores e cidadãos nordestinos.

Viveu sempre entre amigos orgulhosos e gratos a ele, por assumir e cultivar o tão importante compromisso de fazer uso da língua portuguesa, para melhoria das condições dostrabalhadores, merecedores de vida mais humana e mais digna.

A Academia Conquistense de Letras – ACLetras ressalta oexcepcional legado de excelentes serviços prestados à Entidade, ao Sindicato dos Bancários, à literaturamunicipal, estadual e nacional, assim como no campo da Linguística.

O escritor Benjamin Nunes era membro efetivo da ACLetras, ocupante da Cadeira nº 30, portador de qualidades e virtudes que engrandecem o ser vivente. Generoso, agregador, colaborativo, estudioso e, sobretudo, um extraordinário ser humano.

Consternados, Intelectuais, familiares e amigosdespedem-se de Benjamin Nunes Pereira, que deixa em todos os corações saudosas lembranças e tênuesentimento de saudade.

 

Elvarlinda da Rocha Jardim

Presidente

 

 Funerária São Marcos

Av. Crescêncio Silveira, 17 – Centro

Próximo ao Hospital São Vicente

Velório Domingo às 20:00 h

Sepultamento segunda-feira às 15H00