Senadinho continua sendo ponto de encontro de amigos em Vitória da Conquista. Médicos, intelectuais, comunicadores e empresários se reúnem há 10 anos para discutir política.
Vitória da Conquista tem algumas peculiaridades que só ela mesma apresenta em todo o estado da Bahia, e quiçá do Brasil. É uma cidade diferenciada, onde as coisas acontecem e, ao longo do tempo, permanecem na história do nosso município. Há muito tempo, nós tínhamos ali na Praça Barão do Rio Branco, mais precisamente onde hoje funciona a Lojas Americanas, o antigo Cine Conquista, que também já foi o Banco Econômico. Era lá que políticos, intelectuais e personalidades da nossa cidade se reuniam para bater papo, discutir política, falar do dia a dia do nosso cotidiano.
Em seguida, mudou para a antiga Panificadora Vitória, onde hoje funciona o Banco do Nordeste. Deu-se o nome a esse espaço, esse local de encontro dos conquistenses, de Senadinho. E assim permaneceu, sendo um lugar que chamava a atenção pela importância das figuras mais conceituadas, renomadas, de grande poder aquisitivo. O tempo passa, as coisas vão acontecendo, mas o Senadinho permanece. Há 10 anos, ele passou a funcionar em uma das cafeterias aqui da cidade e permanece até hoje.
O início dessas conversas na cafeteria começou antes da eleição do ex-prefeito Herzem Gusmão e, sem dúvida alguma, reuniu ali figuras importantes da nossa sociedade, dando seguimento ao que sempre aconteceu nos lugares citados anteriormente. Empresários, profissionais liberais, políticos das mais diversas siglas partidárias, e é o que acontece até hoje.
A turma se reúne, conversa, discute, mas numa situação de republicanismo, de solidariedade e, sobretudo, de praticar o bom relacionamento entre aqueles que se conhecem há um bom tempo.
Ontem eu tive a oportunidade de passar por lá e bati um papo. Aliás, fiz o nosso programa, 30 minutos do programa Agito Geral, conversando com eles. Foi realmente um final de tarde agradabilíssimo.
Eis aí o resultado desse encontro, dos presentes, da nossa conversa, nessa fotografia emblemática que ficará para a posteridade. Como é bom ter amigos, como é bom reviver, como é bom conversar.