Tem Elomar no Festival Suíça Baiana. O evento é gratuito e conta com outros grandes artistas da música alternativa. O evento acontece em outubro.
O Festival Suíça Baiana é uma marca que coloca o Estado da Bahia em conexão com o povo de Vitória da Conquista. O Suíça Baiana, sem dúvida alguma, é uma das grandes marcas da cena cultural da nossa cidade. E a edição que acontecerá no próximo mês de outubro vem aí coberta de grandes nomes da música brasileira. Além de artistas, grandes artistas da cena alternativa, o FSB, que é o Festival Suíça Baiana, apresenta nada mais, nada menos do que o nosso ícone, um dos nomes mais respeitados da música no país e em vários países do mundo: Elomar Figueira de Melo. Aí já é, sem dúvida alguma, o sucesso antecipado desse grande acontecimento de entretenimento e música, que ocorrerá no Centro de Cultura, sem cobrança de ingresso.
Todos os detalhes, nomes de artistas que participarão, como você pode fazer pra chegar até essa grande festa, que acontece em outubro, você terá a oportunidade de acompanhar aqui no nosso blog, com detalhes. E eu tenho certeza que você vai gostar. Então, terminou o Festival de Inverno, virão outros eventos na cidade, e agora o Suíça Baiana anuncia a sua grade, que não é pra ninguém colocar defeito. Ao contrário: só só merece aplausos:
Elomar, Tiquequê, Vivendo do Ócio e nigeriano ChingyKlean se apresentam no Festival Suíça Bahiana 2025
Programação gratuita mistura música regional, infantil, rock e afrobeat nos dias 18 e 19 de outubro, em Vitória da Conquista (BA)
O Festival Suíça Bahiana (FSB) amplia seu line-up para a sua próxima edição, que acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Vitória da Conquista (BA), com o lema “Enquanto houver som”. Além de Black Pantera e Nenhum de Nós, já anunciados, o público poderá assistir aos shows da Orquestra Arcos convida Elomar, do grupo infantil Tiquequê, das bandas baianas Vivendo do Ócio, J. Velloso & Recôncavo Experimental e Cabokaji, e do nigeriano ChingyKlean, atração internacional que promete agregar novas sonoridades ao evento.
A programação gratuita será realizada no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima e também contará com dez artistas selecionados por edital, oriundos de todas as regiões do Brasil. Estão entre os escolhidos: Jambu (AM), Bione (PE), Laiô (BA), Oderiê Y As Flechas (BA), Flor ET (RS) e Kidsgrace (DF). Este ano, o festival recebeu mais de 300 inscrições de bandas e artistas solo do Brasil e da América Latina interessados em participar, um recorde que confirma seu potencial alcance.
Com curadoria que valoriza a diversidade musical, o Suíça Bahiana segue reafirmando seu papel como plataforma para diferentes gêneros e gerações. Em 2025, o evento celebra ainda a conquista do Selo IGUAL, chancela do Women’s Music Event (WME) que reconhece iniciativas comprometidas com a equidade de gênero na música, e o feito de ter sido apontado pela revista Zumbido, do Selo Sesc, como o 3º festival do país com maior presença feminina no line-up.
“Nestes 15 anos, aprendemos que a força do festival está justamente em equilibrar o olhar para a nossa cena local com a abertura para o mundo. A programação de 2025 é um reflexo dessa trajetória e uma aposta no futuro da música independente”, afirma Ana Luiza Dias, uma das idealizadoras do Suíça Bahiana.
Confira a programação completa:
SÁBADO (18/10)
Cayarí (BA), Orquestra Conquista Sinfônica convida Elomar (BA), Laiô (BA), J. Velloso & Recôncavo Experimental (BA), Osala (MG), ChingyKlean (Nigéria), Oderiê Y As Flechas (BA), Cabokaji (BA), Bione (PE) e Nenhum de Nós (RS).
DOMINGO (19/10)
Pipa (BA), Tiquequê (SP), Kidsgrace (DF), Drenna (RJ), Canto Cego (RJ), Dona Iracema (BA), Jambu (AM), Black Pantera, Flor ET (RS) e Vivendo do Ócio (BA).
Prévias do FSB
Antes da programação principal, o FSB aquece o público com uma série de shows prévios. A temporada começa em 24 de setembro com o cantor e compositor Esteban Tavares, em apresentação que já tem ingressos disponíveis pelo Sympla. Em 28 de setembro, a banda pernambucana Mombojó celebra 20 anos de carreira com o público conquistense. Fechando essa sequência de aquecimento, os Selvagens à Procura de Lei retornam à cidade em 9 de outubro, trazendo o vigor de uma das bandas mais representativas do rock brasileiro contemporâneo.
15 anos do Coletivo Suíça Bahiana
Reconhecido oficialmente pela Lei Municipal nº 2.415/2020, o FSB é promovido pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC) e pelo Coletivo Suíça Bahiana, que também completa 15 anos de atuação em 2025. Criado para fortalecer a cena autoral e alternativa no interior da Bahia, o coletivo já realizou mais de 200 eventos, como as Noites Fora do Eixo Conquista, Sexta Básica, Conversas Infinitas e o Festival Devaneios Sonoros, além de comandar o Selo Piripiri.
Ao longo de sua trajetória, o FSB já trouxe ao palco nomes como Emicida, Larissa Luz, Ratos de Porão, Marcelo Jeneci, Edy Star, Dead Fish, Supercombo, Pouca Vogal, Rachel Reis e Maglore. Para esta edição comemorativa, a expectativa é reunir cerca de 3 mil pessoas por dia.
SERVIÇO
O quê: Festival Suíça Bahiana – 15 anos
Quando: 18 e 19 de outubro de 2025
Onde: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima – Vitória da Conquista (BA)
Atrações: Elomar, Tiquequê, Vivendo do Ócio, J. Velloso & Recôncavo Experimental, Cabokaji, Black Pantera, Nenhum de Nós e mais
Entrada: Gratuita
Ingressos: Sympla (https://www.sympla.com.br/evento/festival-suica-bahiana-2025/3084136)
Mais informações: www.festivalsuicabahiana.com.br