Vitória da Conquista tem conhecimento da existência do Conselho Consultivo, um agrupamento de pensadores, empresários, profissionais liberais, que fazem parte desse órgão que não tem poder deliberativo, mas, dentro da sua filosofia, a meta principal é sugerir à gestora Sheila Lemos ideias que possam contribuir para o engrandecimento e o desenvolvimento da cidade de Vitória da Conquista.

Vale a pena citar que o Conselho Consultivo já existia desde a primeira eleição do falecido prefeito Herzem Gusmão. Antes mesmo de acontecer a eleição, o conselho já se reunia e, de forma incondicional, se apresentou ao então candidato Ézen, que concordou com a ideia do conselho. E, durante esse tempo todo, as reuniões sempre aconteceram. Inclusive, fazia parte dele o atual vice-prefeito, doutor Aloísio Alan. É, sem dúvida, uma forma de contribuir, de opinar, de sugerir, para que, quem sabe, a prefeita aproveite as ideias e que isso venha a somar às diretrizes mais plurais possíveis da nossa querida capital do Sudoeste da Bahia.

Recentemente, o conselho, conforme nos foi enviado em uma matéria que vamos postar em nosso blog, reuniu-se com a prefeita Sheila e sugeriu a ela que retomasse um projeto que remonta aos tempos do ex-prefeito Guilherme Menezes. A prefeita, de imediato, aceitou a ideia, ficou entusiasmada, inclusive, é bom que se destaque, e prometeu ser o mais célere possível para que seja motivo de uma ação imediata por parte do governo.

Assim que a ideia foi passada, o conselho propôs também apresentar à prefeita um estudo, através de profissionais da área de engenharia, para discutir a tão falada, tão sonhada Barragem do Rio Pardo.

Então, meus amigos, minhas amigas, é um assunto que está na ordem do dia, é importante, é indispensável, e tomara que tudo dê certo. A seguir, segue a matéria para que os senhores possam tomar conhecimento:

“O Conselho Consultivo, em reunião com a prefeita Sheila Lemos, levantou um assunto que estava adormecido: o projeto da Barragem do Rio Pardo, que foi iniciado na gestão do prefeito Guilherme Menezes.

O conselho mostrou para Sheila que esse projeto representa uma solução hídrica para Conquista e região.

A prefeita, que é muito resolutiva, abraçou o problema, solicitando ao conselho que desse informações técnicas para que ela tomasse conhecimento e pudesse tomar providências.

O conselho formou uma comissão com sete profissionais da área de engenharia, que são membros desse conselho, para estudar o projeto e elaborar um parecer para que Sheila pudesse tratar o assunto tecnicamente e politicamente.

Uma comitiva do conselho, juntamente com o secretário de Agricultura, Breno Farias, visitou o local onde estava projetada a barragem.

Posteriormente, essa comissão se reuniu com Breno e, no dia 3 de agosto, com Sheila, que está vibrando com esse projeto e pretende agir politicamente para conseguir recursos e desenvolver projetos complementares.

O engenheiro Fernando Gomes coordenou as ações para entregar a Sheila o material necessário, para que ela, politicamente, conseguisse verbas para completar o belíssimo projeto.

Fernando propôs mudar o nome do projeto para “Complexo Produtor de Inhobim”.

Na visão de Fernando Gomes, esse projeto é muito grandioso e muito importante para toda a região.

Deverá contemplar: uma pequena hidrelétrica; lotes irrigados para implantação de citricultura; implantação do polo de piscicultura; e uma adutora até Conquista para criação de um novo Centro Industrial em uma parceria público/privada.”